Molécula faz plantas resistirem a inundações

Foto: Pixabay

Os eventos climáticos extremos estão aumentando em todo o mundo, incluindo secas e incêndios frequentes. As inundações também são uma consequência clara das mudanças climáticas. Para a agricultura, um campo inundado significa grandes perdas: cerca de 15% das perdas globais de colheitas são devido a inundações. Como parte de uma colaboração entre a Universidade de Freiburg (Alemanha), Universidade de Utrecht (Holanda), Rothamsted Research (Reino Unido) e a Universidade da Califórnia (EUA), o professor Dr. Sjon Hartman do CIBSS Cluster of Excellence na Universidade de Freiburg, descobriu que uma molécula sinalizadora pode tornar as plantas mais resistentes às inundações.

O hormônio vegetal gasoso etileno faz com que a planta ative um tipo de sistema de energia molecular de emergência que a ajuda a sobreviver à falta de oxigênio durante as enchentes. A equipe havia mostrado anteriormente que o etileno envia um sinal para a planta de que está debaixo d'água. O pré-tratamento das plantas experimentais com o hormônio melhorou suas chances de sobrevivência. Os resultados,que apareceuna revista Plant Physiology , eles devem ajudar a combater o alagamento e as inundações na agricultura e, por exemplo, desenvolver variedades de plantas resistentes.

As espécies de plantas diferem muito em sua capacidade de sobreviver a períodos de inundações ou alagamentos. “No caso das batatas, as raízes morrem depois de dois dias por falta de oxigênio. As plantas de arroz são muito mais resistentes, capazes de sobreviver a vida inteira em campos de arroz inundados”, explica Hartman. A Arabidopsis thaliana, um organismo modelo para pesquisa de plantas, pode ser usado para estudar os genes e proteínas que compõem essa adaptação. “As plantas percebem que estão cercadas por água porque o gás etileno, que é produzido por todas as células vegetais, não pode mais escapar para o ar”, continua Hartman. Os pesquisadores demonstraram isso em estudos anteriores da Universidade de Utrecht. Os receptores em toda a planta respondem subsequentemente ao aumento das concentrações do hormônio.