Molécula herbicida deve evoluir na próxima safra de milho
“Nos campos montados na região de Lucas do Rio Verde (MT), a produtividade média bateu em 134,6 sacas por hectare"
De acordo com companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil, a próxima safra de milho de verão deve ser de evolução para o herbicida de marca Click. Segundo o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da empresa, essa solução à base da molécula Terbutilazina, desenvolvida na Europa e trazida pela empresa ao País há cerca de dois anos, recebeu avaliações favoráveis de parte de produtores e órgãos de pesquisas nas últimas safras de milho verão e também na safrinha.
“Click® superou resultados de tratamentos-padrão consolidados no campo. Demostrou eficácia e entregou diferenciais ao produtor ante plantas daninhas de difícil controle que desafiam o produtor durante toda a safra”, salienta Freitas.
Ele explica que avaliações da Fundação Rio Verde, por exemplo, respaldaram a aplicação da Terbutilazina associada ao Glifosato e ao óleo mineral, uma prática que transferiu eficácia de 94% a 100%, na pós-emergência das invasoras trapoeraba (Commelina benghalensis), vassourinha-de-botão (Spermacoce verticillata), erva-de-santa-luzia (Euphorbia hirta), capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e soja-tiguera (Glycine max).
“Nos campos montados na região de Lucas do Rio Verde (MT), a produtividade média bateu em 134,6 sacas por hectare, índice 13% superior ao obtido nos tratamentos-padrão comparados”, acrescenta Freitas. “Trata-se de ganho médio de 1,2 saca por hectare. Observamos que devido à atividade pré-emergente, Click® teve excelente efeito residual, com controle de novos fluxos de capim-pé-de-galinha, fator que entrega ao produtor uma lavoura mais limpa.”
Já no Paraná, diz Freitas, o herbicida Click® mostrou efetividade no controle da trapoeraba, (Commelina benghalensis). Segundo ele, pesquisadores da Supra Pesquisas/Universidade Federal do Paraná (UFPR) observaram que o controle dessa erva de manejo relevante para a agricultura do estado chegou perto de 99%.