CI

Monitoramento de máquinas será destaque em feira internacional no Rio Grande do Sul

Expodireto Cotrijal acontece na cidade de Não-Me-Toque de 2 a 6 de março


Foto: Divulgação

No início de março, a cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, receberá a 20ª  Expodireto Cotrijal. A feira internacional reúne os principais segmentos do agronegócio, e  um público superior a 260 mil visitantes deve passar pelos mais de 530 estandes do evento durante quatro dias. Dentre os expositores desta edição estará a divisão de Agricultura da  Hexagon, em parceria com a Pulverjet.

“Participar de grandes eventos, como a Expodireto, é um meio  para debatermos o futuro da agricultura. A Hexagon está em sintonia com esse futuro, oferecendo ao mercado o que há de mais moderno em tecnologia. Nossas soluções conectam o campo, os equipamentos e as pessoas, possibilitando uma verdadeira mudança de paradigma no setor”, explica Bernardo de Castro, presidente da vertical agrícola da Hexagon. Com sede e fábrica em Florianópolis (SC), é na capital catarinense que são desenvolvidos e produzidos os equipamentos para todo o mundo. 

Um desses desenvolvimentos, que será o grande destaque apresentado na Expodireto, é o HxGN AgrOn Monitoramento de Máquinas, sistema de gerenciamento de informações dos maquinários e das frotas, tanto em operações agrícolas quanto florestais. O produto  registra a posição da máquina e a atividade que está sendo realizada, fornecendo relatórios detalhados sobre indicadores de rendimento e comportamento do maquinário, como produtividade, área trabalhada, distância percorrida e velocidade.

O AgrOn Monitoramento de Máquinas tem possibilidade de trabalhar em conjunto com o AgrOn Sala de Controle. O sistema se conecta, na outra ponta, com a tecnologia embarcada que faz, de forma simultânea, o monitoramento e o controle das máquinas no campo. “A solução fecha um ciclo que integra quatro etapas importantes da atividade agrícola: o planejamento dos processos, o desenvolvimento das operações, a execução e atuação para corrigir rotas. Esse tempo ganho garante o que toda empresa busca nos dias de hoje: mais competitividade e rentabilidade”, revela Castro.

Outro produto  que será exibido na feira será o AgrOn Piloto Automático, cuja função é auxiliar a navegação dos tratores, máquinas e implementos agrícolas e florestais. Ele também garante o alinhamento das rotas com uma precisão de até dois centímetros, podendo ser planejadas diretamente do escritório. Dessa forma, é possível maximizar os recursos de campo, diminuir significativamente a compactação do solo e aumentar os tempos produtivos. 

Parceria - Durante a Expodireto, a Hexagon vai dividir espaço com uma de suas parceiras, a Pulverjet. Há mais de 25 anos com a fabricação de auto propelidos, a fabricante é adepta às soluções da plataforma HxGN AgrOn em seus maquinários. O executivo Marcelo Variza, diretor da Pulverjet, conta que a empresa procurou a Hexagon após verificar uma deficiência nos controladores por GPS de seus implementos. O problema gerava gasto elevado de atendimento pós-venda e visitas técnicas em campo. Foi, então, que a empresa decidiu buscar tecnologias no mercado nacional que estivessem prontas para serem instaladas em suas máquinas. “Além de um produto de qualidade, o desafio estava em encontrar a tecnologia necessária para que os pulverizadores da fabricante ganhassem valorização de mercado”, explica  Variza. O resultado foi uma redução de 95% nos custos com atendimentos técnicos de pós-venda no campo após investir em tecnologias embarcadas em tratores e implementos agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.