CI

Monsanto diz que adoção de transgênicos crescerá


A Empresa Monsanto analisou a Medida Provisória nº 131, de 25 de setembro, para legalizar o plantio e comercialização da soja Roundup Ready (RR) no Brasil plantada na safra 2003/2004, e entende que ela é, na verdade, mais um passo para a adoção da biotecnologia e espera que em breve todos os agricultores brasileiros tenham a chance de escolher livre e legalmente pelos produtos da biotecnologia.

Com relação ao pagamento de direitos de propriedade intelectual dos agricultores que optaram pelo uso da soja Roundup Ready, a Monsanto continua em conversações com a indústria na busca de uma solução aplicável. A Monsanto ainda não tem definições de preços, porém pretende que o valor seja justo em relação aos benefícios oferecidos pela tecnologia.

"É de interesse da Monsanto oferecer ao mercado o melhor produto possível a um preço justo e continuar satisfazendo o consumidor a longo prazo. Isto é o que estamos fazendo em todos os países onde os agricultores tem a oportunidade de escolher legalmente pela tecnologia", acrescenta Lúcio P. Mocsányi, diretor de Comunicação da empresa no Brasil.

"A Monsanto espera que o governo implemente em breve uma solução definitiva, aplicável e baseada em ciência para a pesquisa e comercialização das diversas possibilidades que a biotecnologia pode oferecer hoje e no futuro, como menos agrotóxicos e plantas com maior valor nutricional", diz Lúcio P. Mocsányi,. "Mais uma vez, a segurança da soja Roundup Ready (RR) foi atestada pelo governo federal. A publicação da Medida Provisória 113 em março passado, assim como os dois certificados emitidos para o governo da China, confirmam a sua segurança ambiental e para o consumo humano e animal", completa Mocsányi.

Os organismos geneticamente modificados já vêm sendo consumidos por bilhões de pessoas na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e Canadá entre outros países. O cultivo de plantas derivadas da biotecnologia tem se expandido desde 1996, reduzindo custos de produção e melhorando a produtividade, ao mesmo tempo em que beneficia o meio ambiente em razão da redução do uso de agrotóxicos.

Além disto, o plantio de transgênicos pode ajudar a preservar o solo, uma vez que plantações como as de soja RR são altamente compatíveis com a prática do plantio direto, já muito difundida e utilizada pelos agricultores brasileiros, em especial nos municípios mato-grossenses de Sorriso e Sinop.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.