CI

Monteiro Lobato discute a segurança alimentar e nutricional na região

O evento contou com a presença de 40 participantes, representando cinco municípios da região


A Comissão Regional (CRSANS) de São José dos Campos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), órgão consultivo do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou na quinta-feira, 15 de dezembro de 2016, uma reunião para discutir os desafios para implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional na região. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes Carlos Maria Auricchio, em Monteiro Lobato, e contou com a presença de 40 participantes, representando cinco municípios da região.

Na abertura, José Valverde Machado Filho, secretário-executivo do Consea-SP, destacou os desafios da região do Vale do Paraíba, composta por 39 municípios, para assimilar os conceitos de alimentação saudável e os mecanismos que garantam a produção sustentável dos alimentos. “Com essa reunião, concluímos as atividades de 2016, esse encerramento se dá com chave de ouro, tendo em vista o alto nível das discussões e já aponta que, em 2017, a agenda da Segurança Alimentar e Nutricional terá bastante vigor na região”.

Em seguida, Daniela de Cássia Santos Brito, prefeita de Monteiro Lobato, assinou o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. “Nosso objetivo é estabelecer um diálogo franco e permanente com as organizações e movimentos sociais para construir uma política de Segurança Alimentar e Nutricional para o município de Monteiro Lobato, além de definir prioridades que visem a garantia do direito humano à alimentação”, declarou a prefeita.

Para Heloisa Pimentel, nutricionista do município, o evento foi importante e deve contribuir para a divulgação do tema da Segurança Alimentar na região. “Acredito que a agenda de 2017 será muito mais rica a partir das políticas que serão discutidas no âmbito do Conselho”, afirmou Heloisa.

A reunião contou ainda com as presenças de Rudinéia Carla Augusto, diretora técnica do Consea-SP; Clodomiro Correia de Toledo Junior, prefeito de Santo Antônio do Pinhal; Fabrício Geraldino, conselheiro do Consea-SP e membro da CRSANS; além de técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), que atuam nos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDRs) de Guaratinguetá e Pindamonhangaba; pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); representantes dos Sindicatos Rurais da Região e nutricionistas, todos com atuação no Vale do Paraíba.

A CRSANS é composta pelos seguintes municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.