CI

Morte de abelhas pode ter causa em uso de pesticidas

Os cientistas querem testar a hipótese de que antibióticos, pesticidas e adoçantes à base de milho são as possíveis causas da morte misteriosa de bilhões de abelhas


Os cientistas querem testar a hipótese de que pesticidas, antibióticos e adoçantes à base de milho são as possíveis causas da morte misteriosa de bilhões de abelhas nos Estados Unidos, situação que poderá gerar prejuízos econômicos da ordem de US$ 75 bilhões, segundo relatório do governo americano.

As pesquisas - que investigam outras causas potenciais da morte das abelhas - fazem parte de um plano de ação do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (Usda). O problema foi batizado de Distúrbio do Colapso das Colônias.

A estratégia de ação, divulgada hoje em Washington, define metas de curto e longo prazo para lidar com o distúrbio e com o estado geral de saúde das abelhas. "Pesquisas coordenadas e bem financiadas, além de esforços adicionais, se fazem necessários com urgência para garantir a viabilidade dessas polinizadoras essenciais para a agricultura dos EUA", disse o USDA no relatório.

O distúrbio foi identificado pela primeira vez no final do ano passado, após os criadores de abelhas norte-americanos terem começado a informar perdas de até 90% de suas colméias. A doença foi detectada em 35 estados americanos, em uma província do Canadá e em regiões da Ásia, Europa e América do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.