CI

Mosca-branca causou infestação no Médio Norte do MT

Nas últimas safras ocorreram surtos elevados de mosca-branca em função da semeadura antecipada das lavouras de soja


Em municípios do Médio Norte de Mato Grosso ocorreram surtos muito elevados de mosca-branca nas últimas safras em função da semeadura precoce ou antecipada das lavouras de soja, propiciando dessa maneira que a cultura ficasse mais sujeita aos riscos de períodos de estiagem prolongada.

A pesquisadora em Entomologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Lúcia Vivan, explicou que essa situação favorece o aumento da praga, especialmente durante a fase vegetativa da planta. Dessa forma, as lavouras que apresentam mais regularidade no período de chuvas têm menos risco de serem afetadas.

Mesmo sendo uma praga específica do período seco, Lúcia revelou que o inseto não reduziu nas lavouras da Região Sul do Estado em meio ao período de chuvas. Isso acontece, segundo ela, devido ao grande número da população do inseto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.