Mosca-dos-estábulos em detalhes
CI
Agronegócio

Mosca-dos-estábulos em detalhes

As notícias de surtos eventuais dessa mosca vem sendo relatadas há anos
Por:
Com o aumento dos resíduos orgânicos no meio rural devido à intensificação da produção agropecuária, bem como, a industrialização de determinados produtos, a probabilidade de ocorrência da mosca Stomoxys calcitrans, popularmente conhecida por mosca-dos-estábulos ou por mosca-do-bagaço, cresce no Mato Grosso do Sul.

As notícias de surtos eventuais dessa mosca vem sendo relatadas há anos. Os focos são de pequena extensão e duram pouco, ocorrendo próximos a áreas canavieiras ou de confinamento de bovinos, associados ou não às usinas alcooleiras ou sucroalcooleiras. Tais ocorrências, em razão do seu caráter geram não só transtorno para os produtores de gado como uma inquietação.

Para entender melhor a relação entre a ocorrência da praga, a cultura da usinagem da cana-de-acúçar e a produção de bovinos de corte, a Embrapa Gado de Corte realiza uma pesquisa sobre as condições ecoepidemológicas da mosca-dos-estábulos no contexto da interface usina e produção de gado. Quem explica o trabalho é o responsável pelo estudo, o pesquisador Paulo Henrique Duarte Cançado:

Com essa pesquisa pretende-se levantar informações para a estruturação de um diagnóstico que sirva de modelo para a comparação futura e identificação de ocorrência de surtos, assim como uma base de dados para a implantação de novas usinas e construções rurais.

 
A preocupação em torno das Usinas se dá pelo volume de resíduos orgânicos gerados na produção do álcool e açúcar. As moscas se proliferam em lugares onde há acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Portanto, explica Cançado que uso da palha e vinhaça como fertilizantes no plantio da cana-de-açúcar pode ocasionar o aparecimento de focos.

ÁUDIO 2
 
Como forma de controle existe algumas ações que as Usinas e propriedades podem tomar para diminuir a multiplicação da mosca-dos-estábulos, evitando os surtos. Segundo Cançado a principal recomendação é a limpeza nas fazendas, que devem manter suas instalações higienizadas principalmente quando o sistema adotado na propriedade é o de confinamento, enquanto à Usina deve buscar alternativas mais racionais para o uso de seus subprodutos:
 
 
Todavia, ressalta Cançado que independente da relação da Usina na condição de ocorrência da mosca o produtor precisa estar atendo a sua propriedade e tomar os devidos cuidados para que ela não se torne foco dessa praga.

ÁUDIO 4

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.