Mosca-dos-estábulos em detalhes
As notícias de surtos eventuais dessa mosca vem sendo relatadas há anos
As notícias de surtos eventuais dessa mosca vem sendo relatadas há anos. Os focos são de pequena extensão e duram pouco, ocorrendo próximos a áreas canavieiras ou de confinamento de bovinos, associados ou não às usinas alcooleiras ou sucroalcooleiras. Tais ocorrências, em razão do seu caráter geram não só transtorno para os produtores de gado como uma inquietação.
Para entender melhor a relação entre a ocorrência da praga, a cultura da usinagem da cana-de-acúçar e a produção de bovinos de corte, a Embrapa Gado de Corte realiza uma pesquisa sobre as condições ecoepidemológicas da mosca-dos-estábulos no contexto da interface usina e produção de gado. Quem explica o trabalho é o responsável pelo estudo, o pesquisador Paulo Henrique Duarte Cançado:
Com essa pesquisa pretende-se levantar informações para a estruturação de um diagnóstico que sirva de modelo para a comparação futura e identificação de ocorrência de surtos, assim como uma base de dados para a implantação de novas usinas e construções rurais.
ÁUDIO 2
ÁUDIO 4