Movimentação de cargas no Porto de Santos é recorde

Recorde

Movimentação de cargas no Porto de Santos é recorde

Avanços mais significativos ocorreram na movimentação de soja em grão e celulose
Por:
253 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

A Companhia Docas do Estado de São Paulos (Codesp) informou nesta sexta-feira (28) que o Porto de Santos, o maior do Brasil, registrou volumes recordes de movimentação de cargas em agosto e no acumulado do ano. Na foto acima, o terminal DP World Santos.

No mês passado, passaram pelos terminais santistas 12,5 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 1,1% sobre agosto de 2017. Houve um recuo de 1,6% nos embarques, mas um crescimento de 8,8% nos desembarques.

Segundo a Codesp, que administra o porto, os avanços mais significativos ocorreram na movimentação de soja em grão e celulose.

Na cumulado de janeiro a agosto, a movimentação chegou a 88,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Os embarques cresceram 2,2% e os desembarques, 8,5%.

Os principais destaques em termos de crescimento nos oito primeiros meses de 2018 foram celulose e sucos cítricos, mas a Codesp ressaltou também avanços significativos nos volumes de soja e de cargas em contêineres.

O total de contêineres que passaram por Santos ficou em 387,8 mil TEUs (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés), um aumento de 14,6% sobre agosto de 2017. Nos oito primeiros meses de 2018, o número ultrapassou 2,7 milhões de TEUs, um crescimento de 11,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. A movimentação de contêineres no acumulado deste ano foi recorde.

O Porto de Santos respondeu por 24,3% da balança comercial brasileira de janeiro a agosto, o que equivale a US$ 68,2 bilhões em cargas. A China foi o principal destino e a principal origem dos produtos que passaram por lá no período.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink