CI

MS: Abate de bovinos sobe 16% em fevereiro


O abate de bovinos totalizou 334 mil cabeças em fevereiro deste ano em Mato Grosso do Sul, com alta de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abatidos 287 mil bovinos. É o que mostram as informações da Superintendência Federal de Agricultura do MS (SFA/MS), apresentadas no Informativo Casa Rural, elaborado pela equipe técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul).


Para a assessora técnica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, um dos prováveis motivos deste aumento é a mudança do perfil do produtor, que está aderindo ao Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (SLPF). “O criador está diversificando sua produção através do SLPF e, dentro deste contexto, é possível que tenha optado por descartar os animais com menor produtividade, passando a produzir o mesmo volume em área menor. Esta ação comprova a profissionalização do setor”, complementa Adriana.


Apesar deste aumento, o volume abatido em fevereiro é 11% menor que as 381 mil cabeças de bovinos abatidas em janeiro deste ano.

Em relação ao mercado externo, números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que em fevereiro deste ano, MS ampliou a negociação de carne bovina com outros países, passando de 23 para 26 compradores.

“Este aumento de países na nossa lista de importadores é benéfico, porque diminui a vulnerabilidade de compradores específicos”, assinala a assessora técnica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.