MS: produção de suínos cresce 70%
CI
Imagem: Marcel Oliveira
CADEIAS

MS: produção de suínos cresce 70%

Nos últimos seis anos percentual ficou bem acima da média brasileira
Por: -Eliza Maliszewski

A suinocultura está em expansão no Mato Grosso do Sul.Nos últimos seis anos, a produção de carne suína no Estado cresceu 71%, percentual bem acima da média brasileira que teve expansão de 40% no mesmo período.

Atualmente a cadeia é responsável por 16 mil empregos e produção estimada em R$ 16 bilhões. São 74,6 mil matrizes distribuídas em 34 propriedades no Estado, que contam com a vantagem da disponibilidade de grãos de qualidade para a preparação de ração. A produção vem em evolução constante, com crescimento de 128% em 10 anos e aumento de 131% nos abates no mesmo período.

O governo local ainda estimula a atividade importando leitões, incentivando a entrada de novos produtores no setor, para assim aumentar a produção, e ainda dá apoio ao crédito e a industrialização.

A meta é expandir mais, uma vez que hoje, os sul-matogrossenses estão em 6º no ranking nacional de exportações da carne suína. O trabalho é na estruturação da cadeia produtiva desde a produção até o abate e o processamento da carne.

No ano passado o Estado teve alguns bons desempenhos na exportação como o aumento de 400% das compras de Hong Kong. Cingapura desponta como o segundo país que mais consome a carne suína do Estado, com 20% de participação na balança comercial no ano passado.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink