CI

MS deve colher 450 toneladas de soja no final de janeiro


Produtores de Mato Grosso do Sul devem colher pelo menos 450 toneladas de soja no fim de janeiro do próximo ano. A estimativa é do presidente da Associação dos Produtores de Semente, Carmélio Romano Ross. Ele explica que cerca de 25% das plantações do Estado são de soja precoce.

“A soja precoce é plantada muito na região sul do Estado, onde o solo tem um bom potencial”, explica Ross. Entretanto os agricultores se arriscam mais, já que a soja precoce é menos resistentes ao tempo seco e outros problemas.

O ciclo da soja varia de 105 a 145 dias entre o plantio e a colheita, conforme a semente escolhida. A região norte do Estado, conforme Ross, produz em sua maioria a de ciclo mais longo devido à exigência do solo. Enquanto que a Sul opta por sementes de colheita precoce, semi-precoce ou média.

A colehita da soja tardia deve acontecer entre os meses de março e abril. A estimativa do IBGE (Institut Brasileiro de Geografia e Estatítica) é que o Estado produza 2,1 milhões de toneladas de soja na safra 2004/2005.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.