MS e fronteiras têm segunda etapa da vacinação contra Aftosa
CI
Agronegócio

MS e fronteiras têm segunda etapa da vacinação contra Aftosa

Na primeira etapa, realizada em maio, foram imunizados 11 milhões de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade
Por:

Bovinos e bubalinos de Mato Grosso do Sul e fronteiras serão vacinados contra a febre aftosa, a partir desta segunda-feira (20), na segunda etapa da campanha. Até 20 de dezembro, devem ser vacinados 21.700 milhões do rebanho do Pantanal, planalto do Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Bolívia (como zona de alta vigilância). Na primeira etapa, realizada em maio, foram imunizados 11 milhões de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. Agora, todo o rebanho receberá vacina.

Para o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária (Sedesa/MS), Elvio Patatt Cazola, a campanha promove uma vacinação eficaz e mantém o Mato Grosso do Sul entre os maiores exportadores de carne. O status de área livre da febre aftosa com vacinação permite ampliar os mercados de carne. “A vacinação bem executada quebra a cadeia de sobrevivência do vírus”, afirmou.

Período de Campanha - A campanha no estado terá datas diferentes em cada região. No Planalto, a segunda etapa vai até 20 de novembro. No Pantanal, será entre 1º de novembro e 15 de dezembro e na zona de alta vigilância, se realizará entre 20 de novembro e 20 de dezembro, para acompanhar o calendário de vacinação dos países vizinhos.

Declaração de vacina - O criador deve declarar a vacinação à Agencia Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro), até 15 dias após imunizar o rebanho. Se não fizer a declaração, será multado e perderá o direito à Guia de Trânsito Animal (GTA). Na fronteira, o controle e o registro da vacina serão feitos pela Iagro.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.