CI

MS finaliza safra com 86% comercializada

O volume de algodão em pluma nesta safra totalizou 57.255 toneladas, um pouco acima da projeção da Conab


Foto: Embrapa

Mato Grosso do Sul concluiu a colheita da safra 19/20 de algodão. A área plantada foi de 31,6 mil hectares e a produtividade média ficou em 301,6 arrobas por hectare. Os dados são Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).

Os problemas climáticos e de manejo da cultura dificultaram o incremento de produtividade no algodão segunda época, que ficou com uma média de produtividade 237,4 arrobas por hectare, enquanto o algodão de 1ª época encerrou com uma média de 309 arrobas por hectare. O volume de algodão em pluma nesta safra totalizou 57.255 toneladas, um pouco acima da projeção da Conab de 56,6 toneladas e cerca de 16% a menos do que a safra passada ond foram colhidas 67,7 mil toneladas da pluma.

Cerca de 85,5% já está comercializado, sendo 28.787 toneladas destinados à exportação, que equivale a 50,3% do volume da safra. Na pluma Mato Grosso do Sul foi o sexto maior produtor nacional. “O clima favorável durante a colheita do algodão neste ano agrícola proporcionou fibras de ótima qualidade, dentro dos padrões de exportação e para o mercado interno. A expectativa é de que na safra seguinte, consigamos manter a qualidade, ainda que com uma safra brasileira menor”, sinaliza o diretor executivo da Ampasul, Adão Hoffmann.

O vazio sanitário da cultura começa no próximo dia 15 de setembro e vai até 30 de novembro. No período deve haver ausência total de plantas vivas e resíduos de algodão com o objetivo de prevenir a disseminação de doenças e pragas como o bicudo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.