CI

MS não abre mão de escoar soja transgênica por Paranaguá

O governo de Mato Grosso do Sul não vai abrir mão de escoar a produção estadual de soja transgênica pelo porto de Paranaguá


O governo de Mato Grosso do Sul não vai abrir mão de escoar a produção estadual de soja transgênica pelo porto de Paranaguá (PR). A alternativa ao porto encarece o frete e torna o produto menos competitivo. A informação é do secretário estadual de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho.

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), vetou a entrada de soja transgênica por aquele estado e para fazer a fiscalização já estão montadas 28 barreiras nas divisas com os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e nas fronteiras com o Paraguai e Argentina.

“Não sei ainda se vamos tomar medidas judiciais, mas não tem cabimento bloquear a passagem de um negócio que nem foi produzido dentro daquele Estado”, afirma Dagoberto. Ele afirma que vai discutir com o secretário de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques e diz que primeiro deve tentar o caminho da negociação. Para isso pretende somar forças com o Mato Grosso, principal produtor de soja do País e que também é prejudicado com o veto do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.