MS terá 95 mil hectares de soja transgênica em 2005

Agronegócio

MS terá 95 mil hectares de soja transgênica em 2005

Por:
4 acessos

Mato Grosso do Sul terá pelo menos 95.888 hectares de soja transgênica plantada em cerca de 685 propriedades do Estado este ano. O número foi divulgado pela Delegacia Federal de Agricultura (DFA), que ainda está recebendo os termos de responsabilidade para a plantação de soja modificada.

De acordo com a DFA, o número ainda não está fechado porque algumas agências bancárias, responsáveis pelo recebimento do termo de responsabilidade da plantação, ainda não enviaram os formulários.

A plantação da soja transgênica foi aprovada pelo Congresso, mas a lei ainda não foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. A Medida Provisória previa que o termo de responsabilidade pela plantação fosse entregue até o dia 31 de dezembro.

Este ano deve ser de superprodução da soja nos Estados Unidos, Argentina e Brasil, o que poderá fazer com que o preço do grão despenque. No Brasil, a previsão é de que sejam plantadas 63 milhões de toneladas e 39 milhões na Argentina.

De acordo com o consultor da Bolsa de Mercadorias e Futuro, João Pedro, o preço da saca (60 quilos) da soja já está baixo, U$ 11,60, e a estimativa é de que caia ainda mais. “Se realmente tiver aumento da oferta, o preço vai cair e ainda poderemos ter o risco de dificuldade de armazenamento da soja”, explica. “O ano de 2004 foi um ano bom para soja, talvez isso não se repita em 2005”, finaliza Pedro. O preço da comercialização da soja convencional é o mesmo da soja transgênica no País.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink