CI

MSD Saúde Animal participa da Feicorte, etapa SP

O evento é uma das referências nacionais no que diz respeito à disseminação de conhecimento, estratégia e produção de carne bovina no Brasil


O evento é uma das referências nacionais no que diz respeito à disseminação de conhecimento, estratégia e produção de carne bovina no Brasil
 
MSD Saúde Animal participa da última etapa da 18° Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que acontece em São Paulo, nos dias 11 a 15 de junho. O Circuito visa gerar novos negócios dentro do universo da bovinocultura, disseminar conhecimento e conteúdo sobre este mercado e dar passos largos em direção à inovação dentro do mercado de carne bovina.
 
A produção pecuária é desafiada diariamente a atender a demanda crescente por proteína animal. Esta demanda foi turbinada pelo crescimento da renda e pela perspectiva de 9 bilhões de pessoas sobre a Terra em 2050.
 
“Há uma nova Revolução Verde disponível e cabe a nós demonstrar à sociedade urbana que o embate entre a produção de proteínas animais e a preservação ambiental pode ser um falso dilema”, explica Sebastião Faria, palestrante e Gerente Técnico da MSD Saúde Animal, lembrando que existe um mito a desmistificar quando o assunto é tecnologia no campo.
 
“A novidade é que novos indicadores foram incorporados aos critérios de eficiência, associados principalmente a questões de bem estar animal e socioambientais”, explica.
 
Faria exemplifica que a quantidade de lesões na carcaça pode ser reduzida com educação no manejo e com o uso de vacinas mais modernas. Outro exemplo é a redução do impacto ambiental através da utilização mais eficiente de recursos naturais, obtido com melhor controle sanitário e reprodutivo, intensificação da terminação e uso de dietas especiais.
 
“A tecnologia incorporada à rotina muitas vezes deixa de ser reconhecida como tal, e não percebemos as sucessivas revoluções. Do sal branco ao premix, percorremos uma história que vai devolver à pecuária o seu valor original, de atividade símbolo do progresso humano”, finaliza Faria.
 
Congresso Internacional Pecuária de Corte
 
 Outro evento bastante esperado é o Congresso Internacional Pecuária de Corte, que faz parte da programação do Espaço Carne, e que será realizado nos dias 12 e 13 de junho. Além de painéis sobre mercado de carne e tecnologia – com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, que debaterão assuntos de grande importância para o momento atual –, a programação do inclui o Fórum Canal Rural. Vilson Simon, presidente da MSD Saúde Animal, ministrará, no dia 13 de junho, as 11horas, a palestra “Janela Tecnológica Pós-2015”.
 
Feicorte
 
A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo, se destaca como principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.
 
Sob o formato de feira de negócios, com workshops para discussões dos principais temas relativos ao mercado, o Circuito Feicorte NFT 2012 reuniu nas etapas realizadas em Cuiabá (MT), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), em março, abril e maio, mais de 4.000 produtores, que representam 17 milhões de cabeças de gado.
 
Tiago Arantes, Médico Veterinário e Gerente de Produtos da MSD Saúde Animal, lembra que a produção de carne de qualidade consolida a inserção efetiva do Brasil no mercado mundial da carne bovina. “Para a concretização do potencial brasileiro são necessárias ações efetivas, dentro e fora da porteira”, lembra o gerente, ressaltando a importância da palestra.
 
Espaço Carne
 
 Espaço Carne é um evento idealizado com o objetivo estratégico de divulgação da carne bovina nacional, está maior e apresenta novas atividades para a edição 2012. Realizado dentro da Feicorte, o Espaço reúne empresas e iniciativas que representam os diversos elos da cadeia produtiva, visando o aumento do consumo, a disseminação dos conceitos de sustentabilidade na pecuária de corte e a divulgação das qualidades da carne.
 
Uma das novidades desta segunda edição do Espaço Carne é o Espaço Confinamento. Trata-se de uma dinâmica que envolve seis etapas da produção da pecuária: genética, manejo, sanidade, gestão, nutrição e mercado. As empresas parceiras do projeto vão apresentar os motivos e a necessidade de se investir em cada uma destas etapas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da carne.
 
Outro evento que será realizado pela primeira vez no Espaço Carne é o Congresso Internacional de Bovinocultura de Corte, com apresentações dos maiores especialistas do mundo neste segmento. O Congresso também encerra as atividades do Circuito Feicorte NFT 2012, que percorre os principais pólos produtores de gado de corte (Cuiabá, Salvador, Goiânia e Campo Grande), levando informações e conhecimento para os pecuaristas destas regiões.
 
Além destas novidades, o Espaço Carne ainda vai contar com atividades já realizadas na edição anterior como: a Academia da Carne – projeto que promove conteúdo científico para estudantes universitários; o Espaço Degustação – que conta com carnes de diversas raças e oferece oportunidade do participante apreciar as melhores características de cada uma; e o Prêmio Nelson Pineda Excelência em Confinamento que vai fazer uma homenagem aos 40 confinamentos mais eficientes do País e os 10 que mais se destacaram em sustentabilidade e bem estar animal durante o processo produtivo em 2011.
 
Palestra
 
11h - Sanidade - Janela tecnológica pós-2015
Vilson Simon - CEO da MSD – Merck Saúde Animal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.