CI

MT: colheita da soja alcança 35%

Apesar da alta concentração de máquinas, as chuvas afetam os trabalhos


Foto: Pixabay

Conforme os dados do último levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita de soja da safra 20/21 avançou 12,25 p.p. no estado de Mato Grosso, totalizando 34,51% das áreas até a última sexta-feira (19).

Apesar da alta concentração de máquinas no campo, os altos volumes de chuvas afetam os trabalhos a campo e fazem com que o ritmo de colheita seja mais lento.Com relação às regiões, o maior percentual colhido fica com a região Oeste nesta semana, com 49,55% do total das áreas, um avanço semanal de 14,30 p.p. Por fim, com 45,34% das áreas colhidas encontra-se a região Norte, e, com o menor percentual semanal, destaca-se a Centro-Sul, com 20,69% do total das áreas.

Com relação ao escoamento, a alta demanda vem impulsionando os preços dos fretes, que registraram um avanço mensal de 71,54% para o trecho Sorriso-Miritituba. Esse cenário pode ser justificado pela grande concentração da demanda por caminhões neste período, pois os produtores precisam escoar a produção para cumprir com seus contratos.

Com o pouco volume de negociações acontecendo em MT, o Indicador Imea-MT se manteve nos patamares da semana anterior, cotado na média semanal a R$ 149,02/sc.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.