CI

MT: Cuiabá revela mais oito passaporteados para a Nacional da Morfologia

Evento ocorreu durante a 9ª Semana do Cavalo, considerada a maior Feira Equestre do Centro-Oeste


Foto: Divulgação

Na 9ª Semana do Cavalo, junto de várias raças equestres criadas no País, o Cavalo Crioulo marcou presença, demarcou território e classificou mais oito exemplares à Morfologia Expointer. Na capital do Mato Grosso, Cuiabá recebeu o seu primeiro Passaporte Morfologia, no Haras Twin Brothers, entre os dias 03 e 04 de junho de 2022. Com 44 animais marcados, admitidos pelo técnico Rafael Fagundes Sant'anna, e cinco incentivos, o julgamento foi de Telmo de Oliveira Peixoto.

Faltando apenas mais três Passaportes Morfologia e a Prévia Morfológica da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Cuiabá sediou a 14ª Morfologia Passaporte deste Ciclo. No calor cuiabano do Centro-oeste do País, região de fomento do Cavalo Crioulo, além de classificar os exemplares para a Morfologia Expointer, o Passaporte trouxe mais visibilidade a raça Crioula, atraindo os olhares de vários amantes de cavalo que estiveram no evento.

O Presidente do Núcleo Mato-grossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Alexandro Panosso, avalia o evento e fala da satisfação em ver um evento sendo realizado com sucesso. "Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa Exposição Morfológica Passaporte, pela primeira vez na Capital do nosso Estado, Cuiabá, dentro de 9ª Semana do Cavalo, realizada pelo Haras Twin Brothers, ao qual nós agradecemos de forma ímpar pela oportunidade que tivemos de adentrar aqui hoje. Das nove edições, é a primeira que o Cavalo Crioulo está inserido dentro deste evento, importantíssimo evento do mundo do cavalo dentro do Centro-oeste. Foi muito valoroso estar aqui, porque mostramos um pouco do nosso Cavalo na prova Morfológica e também o Ranch Sorting", afirma Panosso.

Panosso lembra da distância entre o Estado e o Rio Grande do Sul, berço do Cavalo Crioulo, mas o trabalho desenvolvido na região faz o Cavalo ser cada vez mais reconhecido. "Foi uma satisfação muito grande, inclusive poder oficializar esse evento com os animais marcados e incentivo, nós que estamos a mais 2 mil quilômetros da capital do Rio Grande do Sul. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo, além dos já citados, é o Crioulaço, um dos carros chefe das provas funcionais. O Núcleo vem a passos largos trabalhando com criadores novos no Estado, um Estado que é continental, recebemos criadores de Querência, que mesmo dentro do Estado fizeram 1,1 mil quilômetros", finaliza o Presidente.

Telmo de Oliveira Peixoto, responsável pelo julgamento, destaca o trabalho da raça na região. "Quero destacar o trabalho que vem sendo feito no Centro-oeste do País, uma exposição com 44 animais marcados e cinco incentivos, muita qualidade, uma evolução bem grande que nossa raça vem tendo na região". O Analista de Expansão da ABCCC no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Lucas Lau, também reforça o número de expositores do Estado. Foram 27 diferentes expositores apenas do estado do Mato Grosso.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da raça e Grande Campeã
CORRENTINA DA BOA VISTA
Criador: FAZENDA BOA VISTA, Expositor: FAZENDA BOA VISTA, Estabelecimento: CABANHA BOA VISTA, Vacaria (RS)

Reservada de Grande Campeã
VALSA DO RECANTO CRIOULO
Criador: ADELMO HESS, Expositor: ADELMO HESS, Estabelecimento: ESTÂNCIA TRÊS COXILHAS, Barra Velha (SC)

Terceira Melhor Fêmea
CAIENA DA BOA VISTA
Criador: FAZENDA BOA VISTA, Expositor: FAZENDA BOA VISTA, Estabelecimento: CABANHA BOA VISTA, Vacaria (RS)
 
Quarta Melhor Fêmea
ALZAPRIMA DE LAS BUENAS
Criador: LUIS CARLOS KOCZKODAY, Expositor: LUIS CARLOS KOCZKODAY, Estabelecimento: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, São Francisco De Paula (RS)

MACHOS

Grande Campeão
RE PALERMO-TE
Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, Estabelecimento: ESTÂNCIA LIBERDADE, Rolante (RS)

Reservado de Grande Campeão
RJD NOSSO NAIPE
Criador:RENATO JÚNIOR DONADEL, Expositor: JOÃO LUIZ LAZAROTTO, Estabelecimento: Lazarotto Agronegócios, Tapurah (MT)

Terceiro Melhor Macho
BASCO GALEÃO
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: RICARDO ROBERTO DALMAGRO, Estabelecimento: CABANHA HOSPITALIDADE, Sorriso (MT)

Quarto Melhor Macho
CARRASCO 10 DA TERRA CATARINA
Criador: ALEXSANDER LIMAS, Expositor: ALEXSANDER LIMAS, Estabelecimento: CABANHA TERRA CATARINA, Rio Negrinho (SC)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.