MT: desmatamento caiu 86% em 15 anos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,650 (0,50%)
| Dólar (compra) R$ 5,55 (0,74%)

Imagem: Marcel Oliveira

PRESERVAÇÃO

MT: desmatamento caiu 86% em 15 anos

51,4% das propriedades rurais no Estado são áreas de preservação de vegetação nativa
Por: -Eliza Maliszewski
1662 acessos

Segundo levantamento feito pelo Observatório do Desenvolvimento, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec MT), com base no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), cerca de 51,4% das propriedades rurais no Estado são áreas de preservação de vegetação nativa. 

Mato Grosso também se destaca por ter o maior índice de redução de desmatamento do Bioma Amazônia. O total caiu de 11,8 km² em 2002 para 1,7 km² em 2019, o que representa redução de 86%. A média da redução do desmatamento no Bioma Amazônia foi de 64% entre 2004 e 2019. Deste modo, Mato Grosso teve uma redução 34,4% superior à média nacional.

Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil. Em julho, a safra para 2020 estava estimada em 70,2 milhões de toneladas, representando 28,4% da safra brasileira. Somente a soja mato-grossense representa 10,3% da produção global da oleaginosa. Também é o estado que possui a maior área percentual de Sistema de Plantio Direto (SPD) – 83,52% de sua área plantada, à frente de Paraná e Rio Grande do Sul. O SPD incrementou em 55% o teor de carbono nos primeiros cinco centímetros de profundidade do solo e em 20% o estoque de carbono na camada até 40 centímetros de produtividades, segundo a Embrapa. O índice de carbono no solo é cinco vezes maior do que a meta mundial.

“Principal produtor e exportador do agronegócio do Brasil, Mato Grosso também é o que mais preserva seu ambiente dentro das propriedades rurais. Demonstramos que a sustentabilidade é premissa essencial para seu desenvolvimento”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

*Com informações da imprensa Sedec


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink