CI

MT: esmagamento de soja bate recorde

Este cenário é impulsionado por uma demanda externa mais aquecida


Foto: Emerson Peres

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou dados indicando que o esmagamento de soja atingiu um recorde no estado de Mato Grosso durante o mês de abril de 2024. O volume processado alcançou a marca de 1,13 milhão de toneladas, representando um aumento de 13,58% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Este cenário é impulsionado por uma demanda externa mais aquecida pelos coprodutos da soja, com destaque para o farelo de soja, que tem registrado recordes no volume exportado pelo estado de Mato Grosso. No acumulado de janeiro a abril de 2024, o total esmagado no estado chegou a 4,26 milhões de toneladas, marcando um aumento de 15,40% em relação ao mesmo período de 2023.

Apesar do elevado volume processado de soja em abril de 2024, a margem bruta de esmagamento das indústrias registrou um declínio de 7,45% em comparação com o mês anterior e uma redução significativa de 48,67% em relação a abril de 2023, refletindo os baixos preços dos coprodutos neste ano.

Prevê-se que o esmagamento continue aquecido no próximo mês, com a perspectiva de uma maior demanda pelo farelo de soja e um possível aumento na margem bruta da soja, devido à valorização das cotações dos coprodutos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.