CI

MT: exportação de algodão da safra 19/20 bateu recorde

Volume esteve atrelado à grande produção e à maior demanda pela pluma


Foto: Marcel Oliveira

A exportação da pluma de Mato Grosso da safra 19/20 bateu recorde da série histórica, segundo a Secex. Assim, encerra-se o ciclo de escoamento da safra 19/20, período considerado de agosto de 2020 a julho 2021.

Segundo o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os envios da safra totalizaram 1,64 milhão de toneladas, aumento de 35,57% quando comparados aos da safra 18/19. O volume recorde no escoamento esteve atrelado à grande produção no estado e à maior demanda pela pluma, principalmente pela China, que sozinha representou 28,88% do total das vendas importando 447 mil toneladas nesta safra.

Além disso, a participação da exportação em relação à produção da safra no estado aumentou 13,83 p.p. no comparativo com a temporada 18/19, no qual os envios somaram 76,19% da produção total de pluma de Mato Grosso.

"Para o ciclo de exportações que se inicia este mês (20/21), a tendência é que o ritmo comece mais lento em comparação aos outros anos, devido ao atraso da colheita no estado, o que limitou a disponibilidade da pluma no período MT", projeta o Imea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.