MT: exportação de algodão da safra 19/20 bateu recorde
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MERCADOS

MT: exportação de algodão da safra 19/20 bateu recorde

Volume esteve atrelado à grande produção e à maior demanda pela pluma
Por: -Eliza Maliszewski

A exportação da pluma de Mato Grosso da safra 19/20 bateu recorde da série histórica, segundo a Secex. Assim, encerra-se o ciclo de escoamento da safra 19/20, período considerado de agosto de 2020 a julho 2021.

Segundo o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os envios da safra totalizaram 1,64 milhão de toneladas, aumento de 35,57% quando comparados aos da safra 18/19. O volume recorde no escoamento esteve atrelado à grande produção no estado e à maior demanda pela pluma, principalmente pela China, que sozinha representou 28,88% do total das vendas importando 447 mil toneladas nesta safra.

Além disso, a participação da exportação em relação à produção da safra no estado aumentou 13,83 p.p. no comparativo com a temporada 18/19, no qual os envios somaram 76,19% da produção total de pluma de Mato Grosso.

"Para o ciclo de exportações que se inicia este mês (20/21), a tendência é que o ritmo comece mais lento em comparação aos outros anos, devido ao atraso da colheita no estado, o que limitou a disponibilidade da pluma no período MT", projeta o Imea.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.