CI

MT: município atinge alta produtividade de soja

Os resultados ilustram um potencial acima daquele visto na safra 2017/18


Foto: Marcel Oliveira

Feliz Natal (110 quilômetros de Sinop) registrou produtividade média de 70 sacas de soja por hectare e prevê produção recorde. O município tem aproximadamente 200 mil hectares plantados da oleaginosa e 50% da produção já foram colhidos, segundo o prefeito Rafael Pavei. Nos anos anteriores, a média era de 45 a 50 sacas.

“Vem aumentando a tecnologia que vem sendo investida no agronegócio. As áreas estão com solo fértil, isso ajuda no plantio correto. O clima também está ajudando muito, as chuvas pararam. Os agricultores também estão investindo em qualidade com maquinários mais modernos e colheitadeiras modernas. Tudo isso ajuda. Somente ano passado, cinco novos armazéns foram construídos para estocagem a produção”, disse o prefeito.

Ontem, o Instituto Mato-grossense de Economia informou que os resultados percebidos a campo até o momento ilustram um potencial acima daquele visto na safra 2017/18, quando Mato Grosso atingiu níveis recordes de rendimento da soja. “Assim, a estimativa para a safra 2019/20 passa a ser de 57,71 saca/hectare, número 0,46 saca/hectare acima ao da safra 17/18. Com isso, a produção do estado pode chegar a 34,01 milhões de toneladas”, previu, no boletim semanal.

Em todo o Estado, a área plantada deverá alcançar 9,82 milhões de hectares na safra 2019/20, principalmente devido ao avanço da soja nas regiões Norte, Nordeste e Nédio-Norte. Na safra 2018/19 foi estimada em 9,67 milhões de hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.