MT: produtividade da soja deve fechar em 57,41 sc/ha
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
COLHEITA

MT: produtividade da soja deve fechar em 57,41 sc/ha

A colheita está atrasada em função da irregularidade do clima
Por: -Eliza Maliszewski

A colheita da nova safra de soja avança no Mato Grosso. Na última semana o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou 2,48 p.p., totalizando 4,71% das áreas colhidas até o final de janeiro. O atraso é de 21,97 p.p. em relação à safra 19/20.

Segundo o levantamento o clima prejudicou as primeiras áreas, e, agora as chuvas em elevados volumes vem dificultando a entrada do maquinário no campo, o que acaba atrasando os trabalhos nas lavouras. O maior avanço está na Região Norte, onde estão os grandes produtores. No local a colheita chega a 10,70%. Em Sorriso, maior produtor nacional, o avanço é de 9,9% dos mais de 600 mil hectares plantados neste ciclo. A estimativa para este ano no município é 2,1 milhões toneladas, com média de 60 sacas por hectare.

Na região médio-norte a colheita chega a 4,34%; na Centro-Sul com 3,92% e na Nordeste com 3,75%. Em relação à produtividade, o instituto também manteve a estimativa anterior de 57,41 sc/ha de rendimento médio em Mato Grosso. As regiões mais afetadas com queda na produtividade no último levantamento foram a oeste com 57,61 sc/ha (-2,20%), seguida da noroeste com 57,02 (-2,19), seguida pela região norte com 58,58 sc/ha (-1,64%). A seca que acometeu as primeiras áreas semeadas fez com que algumas lavouras necessitassem de ressemeadura, trazendo consequências para safra 20/21.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que seu indicador do preço da soja em Mato Grosso fechou a semana passada com leve alta de 0,45%, cotado na média semanal a R$ 150,03/saca. 

No que diz respeito à área, não houve alteração, permanecendo os 10,30 milhões de hectares. Os produtores que optaram por semearem um pouco mais tarde foram beneficiados com a volta das chuvas. O Estado deve colher 35,48 milhões de toneladas, com variação de 0,24% em relação à safra 19/20.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink