MT: soja adiantada favorece algodão
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SAFRA 21/22

MT: soja adiantada favorece algodão

Janela está mais tranquila para o cultivo do algodão segunda safra
Por: -Eliza Maliszewski

A perspectiva para 2022 tem se desenhado otimista para a produção de algodão em Mato Grosso. O adiantamento da semeadura da soja possibilitou uma janela “mais tranquila” para o cultivo do algodão segunda safra e com a perspectiva de um maior percentual de área dentro da janela ideal de cultivo, os riscos quanto à produtividade esperada tendem a diminuir.

Diante desse cenário, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) projeta que a área da safra 21/22 seja ampliada em 14,69% ante a safra 20/21, ficando projetada em 1,10 milhão de hectares. Com a projeção inicial de produtividade indicando uma alta, a produção no estado está aguardada em 1,96 milhão de toneladas de pluma.

Mesmo com a maior oferta no estado, o preço da pluma futura para o contrato dezembro (paridade de exportação) valorizou 57,17% no comparativo anual, fechando com média de R$ 162,35/@, devido à alta na cotação da pluma na bolsa de NY e do dólar, além do basis positivo. Por fim, é importante monitorar alguns fatores que poderão impactar o mercado de algodão em 2022, como: avanço da nova variante (Ômicron), fator climático e a demanda da China.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.