CI

MT: testes avaliam nova doença da soja em Sorriso

Anomalia leva os grãos da oleaginosa a apodrecerem


Foto: Pixabay

A nova doença da soja que assola lavouras de Sorriso (MT), campeão nacional da oleaginosa, está passando por testes para identificar do que se trata. O problema ocorre desde 2018 e, segundo o sindicato rural local, triplicou na safra 20/21.

A característica é que faz os grãos de soja apodrecerem na lavoura e é mais notada em áreas com irrigação, ocorrendo em várias cultivares. Ainda não há fungicida específico para combater a anomalia. 

O Sindicato Rural orienta aos produtores que perceberam as características nos grãos da sua propriedade, que faça a imediata comunicação. A entidade faz visitas técnicas nas lavouras. “Muitos dos produtores ainda nem sabem que isto está aconteceu em sua propriedade. Quando perguntamos, respondem que não, quando vamos vistoriar, está lá”, destaca o  presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto.

Ainda não há uma estimativa ou levantamento de quantos hectares estão impactados pela anomalia. O sindicato quer urgência nos resultados do estudo que está ocorrendo na capital, Cuiabá. Por enquanto ainda não há prazo de conclusão. “Ainda não falamos em doença, pode ser algo do clima que acabe ano que vem. Estamos apressando os órgãos de pesquisa para termos respostas”, disse.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.