CI

MT ainda tem 5,22 milhões de toneladas de milho para escoar

Representantes da Aprosoja/MT se reuniram, na manhã de sábado, com o ministro Reinhold Stephanes, para reforçar a necessidade da continuidade dos leilões


Representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) se reuniram, na manhã de sábado (01-08), com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, que participa da Exposição Agropecuária de Lucas do Rio Verde (Expolucas), na região Médio-Norte do estado.

No encontro, foi entregue documento reforçando a necessidade da continuidade dos leilões de milho. Participaram da reunião com o ministro, o vice-presidente Norte da Aprosoja/MT, Neri Geller, o coordenador do Núcleo da entidade em Lucas do Rio Verde, Carlos Fávaro, e o coordenador do Núcleo em Sorriso, Nelson Piccoli.

A previsão é que a produção de milho em Mato Grosso totalize 7,14 milhões de toneladas na safra 2008/2009. Com a estimativa de 2 milhões/t destinados ao consumo interno e mais 1,418 milhão/t negociado por meio de leilões de Opção no início do ano, ainda existe um saldo de 5,223 milhões de toneladas para serem escoadas (incluindo estoque de passagem de 1,5 milhão/t).

No volume de 5,223 milhões/t estão incluídas as 640 mil toneladas comercializadas via leilões de Pepro (21.07) e PEP (28.07), mas que ainda estão armazenadas no estado. O levantamento é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) feito a pedido da Aprosoja/MT.

“É preciso entender que o produtor investiu na produção de milho este ano porque o governo sinalizou com apoio mais incisivo ao realizar os Contratos de Opção. Isso levou o agricultor a ganhar confiança sobre o plantio da safra 08/09”, afirma o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.

“O resultado obtido com a safra de milho tem sido utilizado para financiar a safra de soja. O milho virou moeda de troca”, pontua o superintendente do Imea, Seneri Paludo.

Com o posicionamento do governo sobre o apoio à safra de milho, a estimativa inicial de queda na produção de milho este ano relação ao ano passado, se transformou em previsão de aumento. O Imea prevê produção de 7,14 milhões de toneladas este ano ante 7.016 milhões/t da safra 07/08, o que corresponde a uma alta de 1,76%. A área plantada é de 1,687 milhão de hectares contra 1,656 milhão/ha, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.