MT começa a colher safra de soja
CI
Imagem: Embrapa
21/22

MT começa a colher safra de soja

Colheita está cerca de 20 dias adiantada em relação ao ciclo passado
Por: -Eliza Maliszewski

As máquinas já ocupam espaço nas primeiras lavouras de soja que ficaram prontas para a colheita em Mato Grosso. Neste ciclo a soja ficou pronta cerca de 20 dias antes do que na safra 20/21, quando a semeadura atrasou em função do clima chuvoso. Com isso os trabalhos já acontecem desde o Natal.

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em janeiro de 2021, menos de 1% das lavouras estavam colhidas mas neste ano isso não deve se repetir. A Aprosoja-MT projeta que números mais concretos devem ser divulgados na semana que vem.

Por enquanto a colheita ocorre em áreas, naquelas irrigadas, onde os produtores querem colher cedo para implantar milho ou algodão. As atividades se concentram em lavouras do Grupo Amaggi, em Campo Novo do Parecis e em áreas do produtor Jorge Pires, em Brasnorte. A média esperada é de 60 sacas por hectare.

Ainda de acordo com a Aprosoja-MT, os trabalhos devem se intensificar a partir de 15 de janeiro no estado e até 20 de fevereiro, grande parte da soja de Mato Grosso já terá sido retirada dos campos, garantindo maior oferta da safra nova para exportação.

Em algumas regiões o clima seco colabora para a colheita e em outras o excesso de umidade já impacta em perdas. Entre Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum, por exemplo, o excesso de chuvas fez algumas variedades brotarem na vagem.

O Imea estima que o estado colhe a maior safra de sua história, com 38,14 milhões de toneladas, alta de 5,8% na comparação anual, o que indica que o estado responderá por mais de um quarto da safra do país. A área plantada nesta safra é de mais de 10 milhões de hectares. O Brasil caminha para produzir um recorde de mais de 140 milhões de toneladas na safra 2021/22.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.