MT deve ser favorecido com novo ministro da Agricultura
CI
Agronegócio

MT deve ser favorecido com novo ministro da Agricultura

Balbinotti, apesar do mandato pelo Paraná possui uma relação muito estreita com os agricultores de Mato Grosso
Por:

O proprietário da Sementes Adriana, deputado federal pelo Paraná, Odílio Balbinotti (PMDB), tomará posse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na próxima quinta-feira (22-03), às 9h. Balbinotti, considerado o maior produtor individual de sementes de soja do país, apesar do mandato pelo Paraná possui uma relação muito estreita com os agricultores de Mato Grosso, especialmente com Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), onde fica a sede da Sementes Adriana. O empresário foi também um dos fundadores de duas entidades de pesquisa instaladas no município: a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e a Associação dos Produtores de Sementes do Estado (Aprosmat).

Para o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Ricardo Tomczyk, Mato Grosso deve ser beneficiado devido à ligação entre o empresário e o Estado. “Ele terá respaldo para defender as causas de Mato Grosso”, diz. Tomczyk vê Balbinotti como uma ponte entre os produtores e o governo federal e destaca que representantes do setor produtivo devem marcar uma audiência com o futuro ministro logo após a posse. “Vamos levar nosso apoio e também nossas reivindicações”.

O presidente da Aprosmat, Elton Hamer, não acredita que Balbinotti, no governo, vá privilegiar Mato Grosso em função do vínculo com o Estado. Ele considera que, como está a par da crise pela qual passa a agricultura brasileira, o empresário ajudará o governo a traçar a melhor política para a sustentação do setor. “A indicação do produtor Balbinotti é importante não apenas para a agricultura mato-grossense, mas para o agronegócio de todo o país”, ressalta.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink