CI

MT fecha exportações em 2011 com 31% de aumento

Entre os produtos exportados que merece destaque esta a soja com 61,91%


No ranking dos estados exportadores do País, Mato Grosso ocupa a 8ª posição. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, informa que Mato Grosso fechou 2011 com um aumento de 31,33% nas exportações e a Balança Comercial com 27,59%. Os dados foram comparados ao do mesmo período do ano passado.


Já entre os Estados do Centro Oeste Mato Grosso lidera com 53% nas aquisições, seguido por Goiás 27%, Mato Grosso do Sul 19% e Distrito Federal 1%. Nadaf acrescenta que a Balança Comercial acumula um saldo de aproximadamente US$ 9 bilhões, o que esta sendo bom para a economia do Estado.

A China continua sendo o maior parceiro nas exportações do Estado, se destacando com a porcentagem de 31,64%, em seguida vem os Países Baixos com 8,65%. Dentro dessas estatísticas, o Mato Grosso acumulou cerca de US$ 11bilhões nas exportações este mês. Entre os produtos exportados que merece destaque esta a soja com 61,91%, grão de soja 43%, farelo de milho 14,80% e a carne 12,12%.


Os países responsáveis pelas vendas de produtos para o Estado estão sendo Belarus, Estados Unidos e Canadá, que representam as porcentagens de 22,50%; 11,64% e 10,77%.

Os produtos mais importados são o cloreto de potássio, uréia com teor de nitrogênio e ortofosfato de amônio são os principais itens importados por Mato Grosso. O grão e seus derivados sempre foram o carro chefe das exportações da região.

Os dados são disponibilizados pelo Ministério de Comercio Exterior (MDC) e analisados pelos técnicos da Sicme.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.