CI

MT revisa safra de sorgo para cima

De acordo com a Conab produção terá alta no Estado


Foto: Marcel Oliveira

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) voltou atrás sobre a safra de sorgo no Mato Grosso. Devido a um cultivo adicional na reta final da semeadura no Estado, há previsão de aumento de 46% em relação a safra passada. O órgão chegou a apontar que haveria queda de 30%. 

Entre as explicações para a nova projeção está o fato de que “a opção pelo sorgo no Mato Grosso é subsidiária à do milho e ocorre em momento posterior, tendo sido normalmente deixada em segundo plano, sendo o foco maior dos produtores o plantio do milho, do algodão e, mais recentemente, do gergelim. A cultura é utilizada muitas vezes como cobertura vegetal e como substituta mais econômica do milho”, disse o levantamento.

VEJA: Sorgo, a cultura de oportunidades

O estado tem área plantada de 46,4 mil hectares 42,8% maior que a safra anterior. A produção é estimada em 135 mil toneladas, ocupando a terceira posição. O principal produtor de sorgo no Brasil é Goiás, com colheita prevista em 1,3 milhão de toneladas. O segundo lugar é ocupado por Minas Gerais, com safra prevista de 834 mil toneladas. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.