MT tem 68% de participação na produção de girassol
CI
Agronegócio

MT tem 68% de participação na produção de girassol

A produção da safra 2011/12 deve atingir 79,4 mil toneladas
Por:
A produção da safra 2011/12 deve atingir 79,4 mil toneladas
 
Mato Grosso tem 68% de participação na produção nacional de girassol. A produção da safra 2011/12 deve atingir 79,4 mil toneladas, aumento de 62% em comparação a temporada passada, quando a produção alcançou 49 mil toneladas.

O município que mais se destaca na produção de girassol é Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, que também é considerado o maior produtor nacional, com 36.200 hectares de área plantada. Um ponto a favor dos produtores da região é que a planta se adapta bem ao cerrado e tolera bem a escassez de água.

O agricultor Vitório Herklotz tem uma área de 700 hectares da cultura no município. Ele acredita que nesta temporada a produtividade deve aumentar. "Este ano devo produzir 35 sacas por hectares, o que deve render 2.100 quilos por hectare, na safra passada a produtividade ficou em 1.600 quilos por hectare", afirmou.

Um grupo formado por 45 produtores da região se organizou e instalou uma indústria que beneficia o girassol. A capacidade de processamento chega a 200 toneladas de sementes por dia com a produção de 70 mil toneladas de óleo e 120 toneladas de farelo.

"Daqui, o óleo vai para um mercado refinador e o farelo processado vai para a indústria de ração de bovinos ou para diretamente para as fazendas", explica Vitório Herklotz.

Apesar do quadro positivo da produção no estado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma redução na produção de 28,8% no ciclo 2012/13. Dessa forma, o estado deve passar a produzir 56,5 mil toneladas na próxima temporada.

"Este ano foi diferente pois o aumento no volume de chuvas favoreceu a produção. Isso não é comum", ressaltou.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink