CI

MT tem menor abate de gado em dois anos

A queda é de 5,10% em machos e 26,61% em abates de fêmeas


Foto: Divulgação

Segundo levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) o Mato Grosso, maior produtor de carne do país, teve o menor índice de abates dos últimos dois anos. 

De janeiro a março foram 612,14 mil cabeças de bovinos machos abatidas e 452 mil cabeças de fêmeas. A queda é de 5,10% e 26,61%, respectivamente, no comparativo anual. 

“Nesse sentido, a atenção se volta para as fêmeas que, além de comandar o ciclo pecuário, fator estrutural determinante para a cadeia da bovinocultura de corte, no primeiro trimestre deste ano apresentaram o menor resultado desde o mesmo período de 2010, quando foram abatidas 427,84 mil cabeças”, diz o relatório. 

O Indea aponta que se este cenário de retenção mais intensa das fêmeas perdurar, a tendência no médio prazo é de que a oferta de animais de reposição seja elevada. Já a curto prazo, essa oferta escassa de animais aptos para o abate vem influenciando e ditando o mercado físico do boi gordo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.