CI

MT tem recorde de exportações de algodão no 1º bimestre do ano

Em janeiro foram 42 mil toneladas e em fevereiro, 31 mil t


O escoamento da safra 2011/12 continua ativo, tanto para o mercado externo como interno. Segundo o Boletim Semanal do Algodão, elaborado pelo Imea, os registros da Secex no 1º bimestre do ano apontam exportações recordes para a pluma, foram 73 mil toneladas. Em janeiro foram 42 mil toneladas e em fevereiro, 31 mil toneladas.


Apesar do grande volume, a previsão é de queda, pois, além do período de entressafra, a preferência é suprir a demanda interna. As indústrias nacionais buscam o produto no "spot" porque muitas possuem estoques somente até maio, e precisam fazer reservas pelo menos até julho, período em que os estoques devem estar ainda mais restritos.

Em meados de fevereiro a produção da safra 2011/12 encontrava-se 89% comercializada em Mato Grosso, e neste mês as vendas atingem 93% da produção, evolução de 4 pontos percentuais. As reservas de caroço de algodão estão praticamente zeradas, 100% da produção já foi comercializada, restando volumes insignificantes no oeste e noroeste do Estado.


Já para a safra 2012/13, com o reajuste de queda na produção, foram comercializados 60% da produção estimada de 616 mil toneladas. Mas a evolução é discreta, retrato da indecisão dos produtores, que aguardam melhores condições de negócios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.