MT tem recorde de exportações de algodão no 1º bimestre do ano
CI
Agronegócio

MT tem recorde de exportações de algodão no 1º bimestre do ano

Em janeiro foram 42 mil toneladas e em fevereiro, 31 mil t
Por:
O escoamento da safra 2011/12 continua ativo, tanto para o mercado externo como interno. Segundo o Boletim Semanal do Algodão, elaborado pelo Imea, os registros da Secex no 1º bimestre do ano apontam exportações recordes para a pluma, foram 73 mil toneladas. Em janeiro foram 42 mil toneladas e em fevereiro, 31 mil toneladas.


Apesar do grande volume, a previsão é de queda, pois, além do período de entressafra, a preferência é suprir a demanda interna. As indústrias nacionais buscam o produto no "spot" porque muitas possuem estoques somente até maio, e precisam fazer reservas pelo menos até julho, período em que os estoques devem estar ainda mais restritos.


Em meados de fevereiro a produção da safra 2011/12 encontrava-se 89% comercializada em Mato Grosso, e neste mês as vendas atingem 93% da produção, evolução de 4 pontos percentuais. As reservas de caroço de algodão estão praticamente zeradas, 100% da produção já foi comercializada, restando volumes insignificantes no oeste e noroeste do Estado.


Já para a safra 2012/13, com o reajuste de queda na produção, foram comercializados 60% da produção estimada de 616 mil toneladas. Mas a evolução é discreta, retrato da indecisão dos produtores, que aguardam melhores condições de negócios.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.