MT tem semeadura de soja mais rápida da história
CI
Imagem: Pixabay
OLEAGINOSA

MT tem semeadura de soja mais rápida da história

Produtores semearam mais uma área recorde, estimada em 10,85 milhões de hectares
Por: -Eliza Maliszewski

Com o cenário de precipitações regulares, a semeadura da safra 21/22 foi finalizada em apenas 11 semanas em Mato Grosso, se tornando a mais adiantada da série histórica, de acordo com levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Desse modo, motivados pelo adiantamento da semeadura e os preços recordes em 2021, os produtores semearam mais uma área recorde no estado, estimada em 10,85 milhões de hectares. No que se refere à produção, com as precipitações favoráveis em grande parte das regiões, e se confirmados os rendimentos de 58,56 sc/ha, é estimado que MT colha mais uma ampla safra, prevista em 38,14 milhões de toneladas.

Com relação às vendas, a safra em desenvolvimento apresenta 46,36% da produção comprometida a um preço médio ponderado de R$ 126,36/sc – preço 45,90% acima do que foi visto no mesmo período da safra anterior. Com essa junção de fatores, para 2022 é previsto mais um recorde do VBP, estimado em R$ 87,11 bilhões.

"Apesar do cenário positivo no faturamento, é importante pontuar que em 2022, o produtor terá como desafio o elevado custo de produção para a safra 22/23, que até o momento já apresenta um custeio 55,53% superior ao visto na 21/22", destaca o Imea em seu boletim anual da cultura.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.