ARGENTINA

Mudanças no gabinete de Macri facilitam acordos no Mercosul

Presidente sai fortalecido de eleições legislativas e quer novos acordos comerciais
Por: -Leonardo Gottems
83 acessos

Após sair vitorioso das eleições legislativas da Argentina, o presidente Maurício Macri fez algumas mundanças importantes no gabinete com vistas às negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia, além das negociações com outros blocos e com países específicos. Do Ministério da Agricultura sai Ricardo Buryaile e entra Luis Miguel Etchevehere, até então presidente da Sociedade Rural Argentina. Burayile deixa o ministério para chefiar as negociações do novo tratado comercial entre União Europeia e Mercosul.

Já Luis Miguel Etchevehere é um velho conhecido do setor agropecuário argentino e defensor do comércio internacional. Ele foi um dos protagonistas dos protestos contra a ex-presidente Cristina Kirchner e foi descrito pela imprensa argentina como "o ministro dos sonhos de Macri".

A visão de Etchevehere é totalmente a favor do comércio com outros países, qualquer que foram. As declarações do empresário rural já geraram polêmica com líderes empresariais de outros setores em função de sua posição totalmente favorável ao mercado aberto. "Os empresários competentes não podem estar pagando pela ineficiência dos empresários incompetentes. A Argentina para vender um vinho ou trigo no mercado internacional precisa deixar que entre roupas ou calçado. O consumidor também não pode pagar o pato por esses empresários incompetentes", chegou a declarar Etchevehere em um discurso criticado pela União Industrial Argentina.

Em muitas missões comerciais do presidente Macri a outros países como Japão, China e Holanda, Etchevehere já esteve presente como presidente da Sociedade Rural Argentina. Ele é membro da União Cívica Radical, partido da base de apoio da coalizão governista argentina.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink