CI

Muitas plantas são transgênicas desenvolvidas pela natureza

A pesquisa segue os passos de uma descoberta de 2015


Embora grande parte da controvérsia em torno das culturas geneticamente modificadas (OGM) seja devida à crença de que o processo de transferência de genes de uma espécie para outra não seja algo "natural", novas pesquisas mostram que 1 em cada 20 plantas com flores é naturalmente transgênica. Dezenas de plantas, incluindo bananas, amendoins, cerejas do Suriname, lúpulo, mirtilo e chá, contêm material genético da Agrobacterium, a mesma bactéria que os cientistas costumam usar para desenvolver culturas transgênicas em laboratório. 

A pesquisa segue os passos de uma descoberta de 2015 de que a batata-doce é um "transgênico" natural (com genes de Agrobacterium). O DNA de Agrobacterium também foi encontrado em plantas de tabaco. 

Os resultados foram relatados em um estudo publicado em 21 de setembro na revista  Plant Molecular Biology. Os pesquisadores estudaram o genoma de cerca de 356 espécies de dicotiledôneas e encontraram 15 espécies transgênicas naturais. " Portanto, o THG [transferência horizontal de genes] do Agrobacterium para os dicotiledôneos é generalizado", diz o resumo do estudo. 

Anteriormente, acreditava-se que os genes de Agrobacterium raramente eram transmitidos na natureza, e os pesquisadores ainda não têm certeza de como os genes inseridos afetam as plantas onde são encontrados. Somente recentemente as bactérias começaram a procurar material genético nos genomas das plantas com flores. 

"Também foi descoberto que o processo hortícola de enxertar plantas diferentes e reuni-las pode levar à troca de genes, o que significa que os seres humanos inadvertidamente desenvolvem plantas transgênicas há milênios. A partir de estudos genômicos, podemos ver que a troca de genes vem acontecendo desde o início da vida”, afirmou o cientista Michael Le Page. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.