CI

Mulheres protagonizam projeto envolvendo atividade leiteira em Nova Boa Vista

"Elas: protagonismo na pecuária leiteira" é um projeto inovador


Foto: Marcel Oliveira

"Elas: protagonismo na pecuária leiteira" é um projeto inovador, uma iniciativa que vem sendo desenvolvida no município de Nova Boa Vista através do trabalho da Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado -, Prefeitura e Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente que visa a valorização e qualificação da atividade leiteira, especialmente envolvendo mulheres agricultoras que trabalham na produção de leite.

"O projeto tem uma sistemática voltada ao trabalho familiar e à força que a mulher representa no meio agropecuário. Pensando em valorizar o perfil feminino presente nas propriedades rurais e, ao mesmo tempo, qualificar o trabalho envolvendo a atividade leiteira, surgiu o projeto 'Elas: protagonismo na pecuária leiteira'", explicou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggmaier Mattje.

Na semana passada foi realizada a primeira capacitação para as participantes do projeto. A atividade, desenvolvida no formato virtual, contou com participação de 13 agricultoras do município. "Nessa primeira etapa buscamos compreender o cenário em que se encontra cada família e provocar a reflexão das participantes para, posteriormente, procurar a transformação da realidade. Realizamos entrevistas com as famílias que serviram como um diálogo para ouvir sua história e experiência na propriedade rural e na atividade leiteira, suas experiências com a assistência técnica, as dificuldades que encontram na atividade, entre outras questões importantes para conhecermos o cenário em que elas estão inseridas", completou Lisiane.

O cronograma de programação do projeto prevê visitas mensais às propriedades e módulos de capacitações online. A data da próxima capacitação será dia 13 de maio, com destaque ao tema "Ela: como ser protagonista da minha vida", abordagem que será conduzida pela psicóloga Andressa Holz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.