CI

Mulheres respondem por 8,5% do espaço agrícola existente no Brasil

O perfil das mulheres que atuam no agronegócio brasileiro é de alta escolaridade


Foto: Marcel Oliveira

As mulheres têm conquistado cada vez mais lugares de destaque em diversos setores da sociedade, e no agronegócio não seria diferente. Segundo estudos da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares, o que representa apenas 8,5% do espaço agrícola existente no Brasil.

Ainda de acordo coma Abag, o perfil das mulheres que atuam no agronegócio brasileiro é de alta escolaridade, com cerca de 60% possuindo curso superior e cerca de 88% tendo independência financeira.

“Estamos sendo destaque na área agrícola, investindo e inovando de forma bem produtiva neste setor, trazendo muitos resultados. Invistam nos seus sonhos e foque nos resultados, porque nós mulheres temos um potencial muito grande de trazer muitas inovações para facilitar a vida do produtor rural”, comenta Franciane Larrieu, de Conceição do Castelo, franqueada da primeira rede especializada em soluções completas de crédito rural, Sonhagro.

O crédito rural é um importante instrumento para o fortalecimento da atividade agropecuária do país e proporciona meios para que o produtor conduza adequadamente suas atividades, investindo na propriedade e na melhora da produção enquanto gera emprego e renda.

“Diferente do setor empresarial, onde geralmente a esposa mora na cidade com outra profissão, na agricultura familiar, toda a família está envolvida nas atividades, tanto o casal, como os filhos. E a mulher participa ativamente do trabalho rural”, comenta Romário Alves, especialista no segmento de consultoria de crédito rural, fundador da Sonhagro, que realiza serviços na região há mais de 8 anos e comenta sobre esse crescimento das mulheres no agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.