CI

Município de Bagé passaporteia mais oito exemplares à Expointer

Local berço da história da Associação reuniu 101 animais e consagrou égua de Uruguaiana como Melhor Exemplar


Foto: Divulgação

“Aqui começou e ainda vive a nossa história”. A primeira frase da homenagem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), entregue pelo executivo da Comissão de Provas Funcionais, Eduardo Neto Azevedo ao Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé (RS), sintetiza a importância do município que abrigou a primeira sede na história dos 90 anos de Entidade. Reunidos na Associação Rural de Bagé, entre os dias 12 e 14 de maio, 101 animais foram admitidos para o Passaporte Morfologia 2022. A admissão foi feita pelo técnico Thiago Persici. Além disso, no Campeonato Incentivo, 22 animais foram avaliados.

O título de Melhor Exemplar do Passaporte ficou com Basca de La Reina, que também consagrou-se Grande Campeã entre as fêmeas. A Gateada Bragada é criada e exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana (RS). A égua adulta é filha de Basco Onássis e Basca Princesa. Entre os Machos, Dakota de Quaraci-TE levou o título de Grande Campeão. O colorado foi exposto e é criação de Rosalie Tavares Negrini Jones, Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul (RS), e é filho de Equador de Santa Edwiges e Balisa III do Itapororó.

O julgamento ficou por conta de Ciro Manoel Canto de Freitas. Ele ressalta a grande qualidade e o nível excepcional, com destaque para a mostra de éguas de campo “que eu acho importantíssimo nos criatórios, que é a base de tudo, a fábrica de campeões está ali e geralmente essas éguas não vem e a Exposição de Bagé  é um exemplo de muitos anos, mas como esse não sei se já tinha tido”. O jurado ressalta a qualidade das fêmeas e dos demais animais a galpão, “já que são animais completos e muito bem preparados”.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Fausto Bettanzo da Costa, lembra do número elevado de inscritos na Exposição Passaporte e do comprometimento do quadro social, que garantiu esse esforço de valorizar o evento. Além disso, o presidente lembra de outro evento forte da região, o próximo Tempranito, que irá distribuir R$140 mil em prêmios e recorda que o grande campeão do Passaporte foi o campeão do último Tempranito.

O Passaporte Morfologia de Bagé contou com cobertura ao vivo através do YouTube, promovida pelo Núcleo organizador, mais uma oportunidade de levar a mais pessoas à Raça Crioula.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
BASCA DE LA REINA
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

Reservada de Grande Campeã
CAMPANA HERANÇA
Criador: MÁRIO MOGLIA SUÑE Expositor: MÁRIO MOGLIA SUÑE Estabelecimento: CABANHA CAMPANA, Bagé (RS)

3ª Melhor Fêmea
RETOMADA DO CURUPÁ
Criador: RICARDO DE FREITAS LABRÊA Expositor: RICARDO DE FREITAS LABRÊA Estabelecimento: CABANHA CURUPÁ, Alegrete (RS)

4ª Melhor Fêmea
MORENITA CHIMARRÃO
Criador: CARLOS/EDUARDO/MARTHA LOUREIRO DE SOUZA Expositor: CARLOS/EDUARDO/MARTHA LOUREIRO DE SOUZA Estabelecimento: CABANHA CHIMARRÃO, Lavras Do Sul (RS)

MACHOS

Grande Campeão
DAKOTA DE QUARACI-TE
Criador: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES Expositor: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES Estabelecimento: CABANHA QUARACI, Santa Cruz Do Sul (RS)

Reservado de Grande Campeão
BASCO GALILEU-TE
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Expositor: JUAREZ VANDERLEI DA CONCEIÇÃO Estabelecimento: CABANHA LEGENDA, Bento Gonçalves (RS)

3º Melhor Macho
CAMPANA HABANERO
Criador: MÁRIO MOGLIA SUÑE Expositor: MÁRIO MOGLIA SUÑE Estabelecimento: CABANHA CAMPANA, Bagé (RS)

4º Melhor Macho
SANTA LARISSA FANTASTICO
Criador: LUIZ KENDY MAEDA Expositor: LUIZ KENDY MAEDA Estabelecimento: CABANHA SANTA LARISSA, Tijucas Do Sul (PR)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.