CI

Municípios catarinenses somam novos prejuízos

Pelo menos 15 municípios tiveram perdas em culturas e estruturas agrícolas


Foto: Epagri

Depois da passagem de fortes temporais por Santa Catarina no último final de semana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina  (Epagri) contabilizou que pelo menos 15 municípios tiveram prejuízos. Para a Defesa Civil o número é ainda maior, chegando a 36 cidades.

Extensionistas seguem a campo, prestando apoio às famílias rurais atingidas e fazendo o levantamento das perdas. Foram registrados dois tornados, microexplosões, granizo e fortes ventos, além de chuva. Residências, galpões, implementos, equipamentos e abrigos foram as estruturas destruídas pela combinação de vento, granizo e chuva forte.

VEJA: SC: novo temporal causou prejuízos
 
As regiões do Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte foram as mais afetadas.  Nas zonas rurais dos municípios de Água Doce, Ibicaré, Treze Tílias, Catanduvas, Vargem Bonita, Luzerna, Brunopólis, Tangará e Frei Rogério, as cadeias de leite, suinocultura, avicultura, reflorestamento, alho e fruticultura são as atividades afetadas, com prejuízos em residências, galpões, implementos e equipamentos.

Irineópolis e Monte Castelo foram os municípios afetados no Planalto Norte, com destruição de residências, galpões, implementos e equipamentos. Na região, as produções atingidas fora as de fumo, leite, alho, erva-mate e reflorestamento.

Os prejuízos na agricultura do Litoral Norte abrangeram os municípios de Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Garuva. As atividades atingidas foram as produções de banana, palmito, arroz e plantas ornamentais, com a destruição de galpões e abrigos.

A Epagri orienta os produtores que têm financiamento pelo Pronaf a acessarem o seguro agrícola por meio do Proagro. Também está sendo recomendado o uso das políticas públicas existentes para a reabilitação da infraestrutura, aproveitando o Plano Safra 2020/21.

Novos temporais

O tempo não deve colaborar. No começo da noite desta terça-feira (18) as chuvas devem se espalhar pelo Estado. As condições são favoráveis para chuva forte, rajadas de vento, granizo e raios. O maior risco está em cidades próximas ao Paraná. Na quarta-feira (19) segue a chance de chuvas assim como na quinta-feira (20). A chegada de uma massa potente de ar frio pode trazer neve para vários municípios. Cidades do Planalto Sul e da Serra são os mais propensos ao fenômeno que pode ser o maior desde 2013.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.