Municípios do Norte de Minas são beneficiados com projeto de irrigação
CI
Agronegócio

Municípios do Norte de Minas são beneficiados com projeto de irrigação

A implantação desse perímetro de irrigação beneficiará, diretamente, 60 famílias de pequenos produtores rurais
Por:

O município de São Francisco recebeu um pivô central para implantação de projeto de irrigação com área de 18 hectares, da Codevasf - Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. A assinatura do termo de doação do equipamento aconteceu na última quinta-feira, 09, durante reunião na sede da superintendência em Montes Claros, entre o superintendente Dimas Rodrigues, o prefeito sanfranciscano José Antônio Rocha Lima e técnicos da companhia.

A implantação desse perímetro de irrigação beneficiará, diretamente, 60 famílias de pequenos produtores rurais, associados da Coopasf - Cooperativa agropecuária dos pequenos produtores rurais de São Francisco, que tem em seu quadro 480 cooperados filiados.

Os municípios beneficiados por esta ação, segundo técnicos da cooperativa, que é quem vai conduzir o projeto, além do município de São Francisco, serão Januária, Brasília de Minas, Icaraí, São Romão, Luislândia, Pintópolis, Ubaí e Urucuia, que estão incluídos no programa de produção de oleaginosas da Petrobrás e estão localizados na área de atuação da Coopasf. Portando, receberão as sementes produzidas no município de São Francisco.

Segundo Dimas Rodrigues, o projeto de irrigação será implantado na comunidade Quilombola de Bom Jardim da Prata, no distrito de Santa Izabel de Minas, naquele município ribeirinho. De acordo com o plano de trabalho apresentado por técnicos da Codevasf e da cooperativa, serão implantados oito hectares de mamona, cinco de feijão, três de milho e dois de abóbora japonesa.

Esse projeto, que permitirá a inclusão de várias famílias de baixa renda ao processo produtivo daquele município, custará aos cofres públicos, através de emenda parlamentar, em torno de R$142 mil. Segundo a Codevasf, a assinatura do termo de doação obedeceu às normas de situação de emergência, decretada pelo município sanfranciscano e publicadas pelo órgão oficial do estado de Minas, no último mês de janeiro.

O município de Joaquim Felício, também em situação de emergência, decretada pelo executivo municipal, recebeu da Codevasf doação de equipamentos de irrigação e implementos agrícolas destinados à utilização na comunidade de Catone Novo e Bairro Maria Colen, visando a estruturação do processo de produção agrícola e comercialização em benefício de famílias carentes e jovens em situação de risco.

Com investimentos de mais de R$ 45 mil, também oriundos de emenda parlamentar, a Codevasf está entregando ao município de Joaquim Felício dois conjuntos de motobombas, um microtrator com carreta e outros equipamentos. Com todo esse material instalado e em pleno funcionamento, serão beneficiadas 168 famílias de pequenos produtores rurais, do Bairro Maria Colen e do projeto de assentamento Final Feliz, com área plantada de aproximadamente cinco hectares com pequenas hortas comunitárias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink