CI

Municípios goianos se destacam pela área irrigada

Dentre o que é cultivado, destaque para feijão, milho, batata, cebola, alho, tomate, milho doce, milho semente, trigo, cevada e abóbora


Em Goiás, dez cidades se destacam pelo trabalho de irrigação nas zonas rurais. Cristalina, Jussara, Morrinhos, Campo Alegre, Luziânia, Paraúna, Palmeiras de Goiás, Rio Verde, Ipameri e Itaberaí encabeçam o ranking das maiores áreas irrigadas e números de pivôs do Estado.

Entre elas, Cristalina é a maior com mais de 43 mil hectares de área irrigada e 510 pivôs. Dentre o que é cultivado, destaque para feijão, milho, batata, cebola, alho, tomate, milho doce, milho semente, trigo, cevada e abóbora. A irrigação fomenta a economia do município com a geração de milhares de empregos e maior arrecadação de impostos devido à grande produção. Segundo o prefeito da cidade, Antônio Camilo de Andrade, o Produto Interno Bruto (PIB) da irrigação é quatro vezes maior do que o das culturas não irrigadas.

Jussara é outro exemplo. O município possui a segunda maior área irrigada do Estado, com 7.336 hectares e 69 pivôs. Morrinhos, que produz tomate, feijão, milho doce, trigo, cana, goiaba, entre outras culturas, é a terceira maior área com 7.005 hectares e 111 pivôs.

Lançamento

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), por meio da Comissão de Irrigantes, lança no dia 18 de novembro o I Anuário Brasileiro da Irrigação. Um trabalho inédito no Brasil, que traz um estudo sobre os benefícios socioambientais da irrigação e mostra o papel de produtores, indústrias, distribuidores e varejistas envolvidos na cadeia da atividade rural. O relatório aponta as potencialidades e prova que a atividade irrigante é desenvolvida conforme as ações de preservação do meio ambiente. O lançamento do anuário será realizado às 19 horas, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, no Auditório Lago Azul. As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg).

Serviço:

Evento: Lançamento do I Anuário Brasileiro da Irrigação
Data: 18 de novembro
Horário: 19 horas
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia – Auditório Lago Azul

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.