CI

Museu do açúcar e do etanol será vitrine para o agro do passado

Espaço vai ser inaugurado em 2013 no centenário Engenho Central, em Piracicaba (SP)


Espaço vai ser inaugurado em 2013 no centenário Engenho Central, em Piracicaba (SP)
Com 17 mil metros quadrados e três edifícios, parte do secular Engenho Central sediará, a partir de 2013, o Museu do Açúcar e do Etanol de Piracicaba. O espaço foi idealizado pelo Instituto Brasil Leitor (IBL) em parceria com a prefeitura da cidade. As construções já começaram, e tudo para homenagear a história da produção de açúcar e etanol do município e da região.

Maria Paula Cruvinel, museóloga e coordenadora do Museu da Energia de São Paulo, explica que “um local desse tipo na sociedade tem três funções: comunicar, expor e preservar”. Esses pilares devem estar relacionados com a realidade da região. “Com ações educativas, um museu vira referência sobre o assunto, uma vitrine para as pessoas da região”, define Maria Paula.

Além do espaço cultural, o museu também será palco de encontros econômicos e eventos do setor de açúcar e etanol, conta o diretor comercial da IBL, Irineu Ferreira. Ele também adianta que a primeira exposição está confirmada para antes mesmo da inauguração oficial do museu, em 2013. No fim de 2012, a restauração do antigo engenho estará concluída e o espaço receberá a exposição “O olhar de Gilberto Freyre sobre o açúcar”. “É fundamental que as pessoas entendam o ciclo do açúcar e como ele se desenvolveu”, conclui Ferreira.

Descobertas arqueológicas

O trabalho de restauro surpreendeu até os especialistas, segundo o arqueólogo Wagner Bornal, que coordena os trabalhos. “A gente não contava com a riqueza de detalhes descobertos. Há sinais que evidenciam que o local foi habitado por índios e, depois, serviu como terreno para o cultivo de café”, afirma o especialista.

A região e a cidade de Piracicaba “estão intimamente ligadas à cana-de-açúcar”, diz a secretária municipal de Cultura, Rosângela Camolese. Ela explica que as obras têm três fases: estruturação, restauro e instalação, o que terminará com a inauguração do museu.

A expectativa é grande. Além do Museu do Açúcar e do Etanol, no mesmo Engenho Central será inaugurado no início deste ano o Teatro Municipal Erotides de Campos.

Inaugurado em 1881, o engenho é testemunha e personagem da história da região. “Há mais de dois séculos Piracicaba tem sua história ligada à cultura da cana-de-açúcar e seus derivados”, diz a secretária. Ela também afirma que “a agricultura é de extrema importância para a cidade, já que a economia local está intimamente relacionada ao mercado sucroalcooleiro”.

A agricultura, uma das principais bases da economia brasileira, faz parte da história nacional. E justamente por isto, conforme as palavras da secretária de Cultura de Piracicaba, “o Museu do Açúcar e do Etanol não será apenas um patrimônio de Piracicaba e região, mas um patrimônio do Brasil e de todos os brasileiros”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.