Mutação causa espermatozoides defeituosos em javalis
CI
Imagem: Pixabay
SAÚDE

Mutação causa espermatozoides defeituosos em javalis 

Essa mutação ocorre em um local incomum
Por: -Leonardo Gottems

Os pesquisadores da ETH Zurique  descobriram uma mutação genética que faz com que o esperma do javali fique imobilizado. A descoberta ajudará os criadores de porcos a excluir da reprodução no futuro animais com esse defeito genético. 

Foi durante esse tipo de detecção de ejaculação de rotina que os cientistas notaram algo estranho em cinco machos reprodutores da raça "Swiss Edelschwein": o esperma obtido deles era inutilizável. Sob o microscópio, os veterinários viram que os espermatozoides não eram móveis porque suas caudas estavam encurtadas e tortas. Esses defeitos, que ocorrem esporadicamente em bovinos, mas também em humanos, geralmente são o resultado de alterações nos  genes. 

Em colaboração com colegas da Faculdade Vetsuisse da Universidade de Zurique, os pesquisadores da ETH liderados pelo genomicista de gado Hubert Pausch sequenciaram todo o genoma dos cinco javalis e o compararam com o de animais saudáveis. Isso finalmente permitiu aos pesquisadores rastrear a mutação subjacente ao defeito do esperma. 

Ela afeta um gene que é o projeto de uma proteína envolvida na construção da cauda do esperma. A mutação causa um defeito na produção da proteína em questão, o que resulta em proteínas muito curtas e, portanto, não funcionais. Como resultado, a cauda do esperma não pode se formar adequadamente. 

Mas, como essa mutação ocorre em um local incomum, não era óbvio para os pesquisadores quando começaram a pesquisa. Nesse cenário, Pausch afirma que existem poucos estudos em todo o mundo que mostram mudanças semelhantes no DNA do gado. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink