CI

Nasce primeira bezerra do projeto de melhoramento genético de Rio Verde

Trata-se de uma bezerra da raça girolanda 3/8, carinhosamente batizada de Divina


Nesta segunda quinzena do mês de janeiro de 2012, nasceu em Rio Verde de Mato Grosso, o primeiro produto do inovador Programa de Fomento a Produção Rural da Administração “A Gente Faz, O Progresso Acontece”, o Projeto Insemina-Verde implantado pela secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico para o melhoramento genético e inseminação artificial do rebanho leiteiro no município, visando à expansão da produção da bacia leiteira.


Trata-se de uma bezerra da raça girolanda 3/8, carinhosamente batizada de Divina, que foi gerada por meio da técnica de inseminação artificial, filha de touro da raça Holandesa ASHMOR/ET da Central CRV Lagoa da Serra e provado para a produção de leite.

Projeto Insemina-Verde

O Projeto Insemina-Verde de Melhoramento Genético e Inseminação Artificial busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, de apoio ao gerenciamento das propriedades.

A secretaria Municipal de Produção que foi criada pelo prefeito Wiliam Brito, desenvolveu também os projetos Plante-Verde e Transporte-Verde, e disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, apicultura e leite, possibilitando ao produtor alternativas para a multiplicação da renda com um olhar de valorização ao produtor rural. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social, pois evitar o êxodo rural é uma das metas do programa.

O projeto Insemina-Verde vem sendo desenvolvido no município desde 2010, atendendo todas as regiões do município com sêmen para o melhoramento genético do rebanho leiteiro, orientações sobre manejos de pastagens, sanidade e um dos maiores atrativos do projeto é o fato de ser totalmente gratuito para o produtor rural.

Segundo o secretário de Produção e desenvolvimento, Daniel de Oliveira Vieira, a técnica de inseminação artificial é um excelente método de melhoria genética do rebanho, tendo em vista a utilização de touros com potencial genético comprovado pelo intenso trabalho de seleção das centrais. Os reprodutores utilizados sempre serão superiores geneticamente aos touros utilizados na rotina das propriedades. Além do ganho genético em menor espaço de tempo há um baixo custo, a inseminação traz a vantagem de permitir maior controle de doenças no rebanho, permite o criador cruzar suas fêmeas zebuínas com touros europeus e vice-versa, diminui o risco de acidentes com vacas, touros e tratadores e ainda permite a padronização do rebanho e melhor controle zootécnico.


O produtor Manoel Nunes da Chácara 3 Corações, proprietária da Bezerra Divina, está contente com o resultado e afirma que fará melhorias na propriedade, visando à viabilidade econômica da atividade e um rebanho mais estruturado com animais mais produtivos. Garante ainda que a bezerra receberá um tratamento especial para que se destaque entre suas matrizes.

O prefeito Wiliam Brito em agradecimento a equipe da secretaria de Produção, ressaltou que hoje no município mais de duas mil vacas já estão sendo assistidas pelo projeto e cerca de 500 vacas foram inseminadas, portanto, “Isso mostra que o trabalho do Insemina-Verde, com o nosso apoio, está no caminho certo. Nosso município está se desenvolvendo e os resultados estão aí. Ao Daniel (secretário), Carlos (veterinário) e Aislan (inseminador), nosso agradecimento pelo empenho no cumprimento de nossos objetivos no fortalecimento e diversificação de nossas matrizes econômicas”, finalizou o prefeito Wiliam Brito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.