CI

Native amplia sua linha de produtos biodinâmicos

Empresa amplia sua linha de produtos biodinâmicos com o lançamento do Açúcar Cristal Demeter em sachê de 5g e o Café Instantâneo Liofilizado Demeter de 90g


A Native, líder na exportação e cultivo de açúcar orgânico, amplia sua linha de produtos biodinâmicos com o lançamento do Açúcar Cristal Demeter em sachê de 5g e o Café Instantâneo Liofilizado Demeter de 90g. A Usina São Francisco, em Sertãozinho, interior de São Paulo, começou a desenvolver esse tipo de agricultura em 2007 e hoje exporta seus produtos para países como Alemanha, Suíça e Áustria.

A agricultura biodinâmica foi criada a partir da antroposofia, uma filosofia científica desenvolvida pelo pedagogo austríaco Rudolf Steiner, na segunda década do século XX. A técnica vai além da já conhecida prática orgânica e visa a expressão total do potencial das plantas, pela integração da atividade agrícola às forças da natureza. Leva em conta, por exemplo, a posição dos planetas ou as fases da Lua como fatores que influenciam a qualidade dos alimentos.

No Brasil, o consumidor de orgânicos, mais exigente, vê nos biodinâmicos uma nova alternativa para uma alimentação natural. “Estamos cada vez mais focados em desenvolver novidades que atendam a todos os públicos adeptos de uma vida saudável. No exterior, especialmente nos países europeus, esse conceito é muito valorizado. Queremos disseminar essa ideia no Brasil também”, explica Leontino Balbo Jr., diretor comercial da Native.

O Açúcar Cristal Biodinâmico da Native, na versão de 1 kg, foi o primeiro a receber o certificado Demeter em todo o mundo, concedido pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que estabelece rigorosas normas de produção. Os dois novos produtos da Native lançados agora no mercado nacional também são certificados com o selo. A Usina São Francisco não utiliza fertilizantes, defensivos ou aditivos químicos na produção.

Preço sugerido:
- Açúcar Cristal Biodinâmico sachê 250g – R$ 3,99
- Café Liofilizado Biodinâmico 90g – R$ 13,99

Agricultura biodinâmica

A agricultura biodinâmica tem pontos em comum com as demais formas de produção orgânicas, quanto à diversificação e integração das explorações vegetais, animais e florestais; à adoção de esquemas de reciclagem de resíduos vegetais e animais; e ao uso de nutrientes de baixa solubilidade e concentração.

Entretanto, difere basicamente em dois pontos. O primeiro é o uso de preparados biodinâmicos, que são substâncias de origem mineral, vegetal e animal altamente diluídas, segundo os princípios da homeopatia, aplicados no solo, nas plantas e nos compostos. Esses preparados têm o objetivo de vitalizar as plantas e estimular o seu crescimento. O segundo é o fato de efetuar as operações agrícolas (plantio, poda, raleio, demais tratos culturais e colheita) de acordo com um calendário astral, concedendo atenção especial à disposição da lua e dos planetas.

É importante ressaltar que as práticas agrícolas biodinâmicas possuem seu próprio sistema de certificação, fiscalização e credenciamento de agricultores. Apesar disso, são agrupadas sob a denominação genérica de agricultura orgânica. Ou seja, uma unidade de produção biodinâmica também é orgânica, porém o contrário não é verdadeiro.

As informações são da assessoria de imprensa da Native.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.