CI

NCGA envia carta a Biden sobre o México

A carta é uma resposta à promessa do presidente López Obrador de encerrar as importações de milho transgênico


Foto: Sheila Flores

Os presidentes de 23 grupos estaduais de produtores de milho, acompanhados pelo presidente da National Corn Growers Association (NCGA), enviaram uma carta ao presidente Biden em 14 de dezembro pedindo que ele tomasse medidas adicionais para resolver o problema pendente do decreto do México que bloquearia as importações de milho transgênico. A carta encorajou o presidente a levantar a questão durante as próximas negociações comerciais e a abrir uma disputa sob o Acordo Estados Unidos-México-Canadá se o México não agir rapidamente para retirar o decreto.

“Os produtores de milho estão agora no processo de tomar decisões de plantio para a próxima primavera, e qualquer incerteza adicional no mercado afeta sua capacidade de responder adequadamente a vários sinais do mercado”, disseram os líderes dos produtores de milho. “Se o decreto não for totalmente retirado no prazo estabelecido, pedimos que sua administração inicie um processo no USMCA.”

A carta é uma resposta à promessa do presidente López Obrador de encerrar as importações de milho transgênico a partir do início de 2024. Cerca de 90% do milho cultivado nos Estados Unidos é milho transgênico. O secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, planeja visitar Washington esta semana para discutir a questão antes de uma reunião planejada sobre comércio entre Biden, o presidente Andrés Manuel López Obrador e o primeiro-ministro Justin Trudeau no início de janeiro. Os líderes estaduais dos produtores de milho instaram Biden a levantar a questão na reunião.

“Como os riscos para os agricultores e a América rural são tão altos, pedimos a vocês que tornem esta questão uma parte crítica de sua reunião de 9 de janeiro com o presidente López Obrador e o primeiro-ministro Justin Trudeau”, dizia a carta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.