CI

Negócios na Piauí Agroshow podem passar dos R$ 60 milhões

A meta, segundo o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Agostinho Neto, poderá ser ultrapassada até o final da promoção


A feira Piauí Agroshow, aberta no início da tarde desta quinta-feira (25), na cidade de Bom Jesus, a 640 quilômetros de Teresina, vai permitir a realização de negócios estimados pelo Banco do Nordeste (BNB) em torno de R$ 60 milhões. A meta, segundo o superintendente do banco, Agostinho Neto, poderá ser ultrapassada até o final da promoção.

A feira, aberta pelo governador Wellington Dias, é uma iniciativa de empresários da região, com apoio do Governo do Estado, e reúne 150 expositores de produtos e serviços ligados ao meio rural. Além dos negócios, a Piauí Agroshow vai oferecer até domingo palestras, exposições e shows artísticos.

Idealizado pela MCR Empreendimentos e Investimentos, o objetivo da promoção é garantir visibilidade às potencialidades dos cerrados piauienses e do Vale do Gurguéia. “Isso aqui é muito mais que um encontro de grandes produtores e empresários, é um evento que vai levar nossas riquezas para o mundo todo e vai atrair novos investimentos para a região”, diz o produtor e empresário Idemar Cover, o Gringo, um dos responsáveis pela organização.

O governador Wellington Dias anunciou que a região poderá produzir também trigo e café e que experiências nesse sentido serão iniciadas logo, a partir de pesquisas realizadas por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). "Aposto na policultura e acho que esta região tem todas as condições de trabalhar nesse sentido”, acrescentou.
Para Wellington Dias, a Piauí Agroshow nasce no caminho certo e tem tudo para se transformar num evento nacional e até internacional. “Pelo movimento na primeira edição, temos certeza de que a feira irá crescer ainda mais”.
Em seu discurso na abertura da feira, o governador disse que em julho serão iniciadas as obras de reforma e melhoria do aeroporto de Bom Jesus, que passará a contar, entre outras coisas, com sistema de iluminação, permitindo pousos e decolagens durante a noite. Disse ainda que o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato e a ferrovia Transnordestina, que começará a ser construída em agosto, trarão grandes benefícios para o Sul do Piauí.

Wellington Dias explicou que o governo vem atuando fortemente na criação de uma infraestrutura que possa permitir o desenvolvimento da região e de todo o Estado, com a construção de estradas e investimentos em setores como educação, comunicações e energia.

Lembrou que na região de Bom Jesus a carga elétrica existente não permitia o funcionamento de grandes empreendimentos, mas que agora, graças ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a situação mudou. “O Sul do Piauí não tem mais problema com energia, temos carga suficiente para garantir o funcionamento de qualquer indústria”.

Antes de iniciar seu discurso, o governador fez a entrega de um furgão equipado com laboratório para o Consórcio Regional de Saneamento (Coresa), para que seja feito um permanente controle de qualidade da água servida em Bom Jesus e nos municípios da região. Entregou também uma camionete L 200 para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Ainda na solenidade, o governador fez a entrega das chaves de um trator financiado pelo Banco do Brasil (BB), através do programa Mais Alimento, do Governo Federal.

Ao final, Wellington Dias plantou uma muda de pau-d’arco, simbolizando o futuro da feira, por ser uma árvore forte e duradoura. Acompanharam o governador o vice-governador Wilson Martins, a secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, além de vários outros secretários, deputados e prefeitos da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.