CI

Nelore: Maio terá mais duas etapas em MT


Dois municípios mato-grossenses se preparam para realizar etapas do Ranking Estadual da Raça Nelore 2012 no mês de maio. A cidade de Sorriso (460 quilômetros ao norte de Cuiabá) será sede de uma etapa obrigatória da seletiva no período de 9 a 13 do próximo mês, com a realização da Exposorriso, e Alta Floresta (800 quilômetros ao norte de Cuiabá) prepara a Expoalta, no período de 17 a 20.


Os municípios são etapas importantes do Ranking Estadual. Sorriso tem um rebanho de pouco mais de 60 mil cabeças, mas, além da etapa obrigatória, os produtores da região investem pesado em melhoramento genético da raça nelore. Alta Floresta é o município que detém o quarto maior rebanho do Estado, com 838.912 cabeças de gado e sempre realiza uma etapa concorrida pelos pecuaristas.

Os produtores terão que participar de oito exposições ranqueadas nas etapas chamadas obrigatórias serão cinco e mais outras três etapas livres. As obrigatórias são as seguintes: Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exposorriso (Sorriso), Exposul (Rondonópolis) e Exponop (Sinop). Este ano, estão confirmadas até o momento a realização de 20 etapas, onde acontecem os julgamentos dos animais da raça que predomina no Estado em mais de 90% do rebanho de 29,1 milhões de cabeças. “O resultado desse trabalho vemos nos números de Mato Grosso, onde o investimento em genética, pastagem e manejo levam nosso gado mais cedo para o abate e diminuindo seu tempo na pastagem, preservando assim o meio ambiente”, explica o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACN/MT), Hermes Botelho de Campos. Mato Grosso tem o maior rebanho de gado do Brasil, com 29,1 milhões de cabeças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.